Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo tira identificação de repórter por precaução em jogo do Palmeiras

Repórter Gabriela Ribeiro cobriu semifinal do Mundial de Clubes sem identificação da Globo - Reprodução/Globo
Repórter Gabriela Ribeiro cobriu semifinal do Mundial de Clubes sem identificação da Globo Imagem: Reprodução/Globo

07/02/2021 18h44

Quem assistiu à derrota do Palmeiras contra o Tigres (MEX) neste domingo (7) pela semifinal do Mundial de Clubes, notou que a repórter Gabriela Ribeiro entrou dos arredores do estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP), sem qualquer identificação da emissora. O motivo foi apenas uma precaução da TV para que a sua equipe não sofresse algum tipo de hostilidade.

O blog apurou que nada ocorreu com a equipe antes, durante e depois do fim da cobertura. Mas a Globo optou por este expediente por temer alguma confusão caso algo pior ocorresse - no caso, a derrota do Alviverde, como de fato aconteceu. Porém, com poucas aglomerações, o clima se mostrou bem tranquilo. Os jornalistas escalados puderam trabalhar tranquilamente.

Além de Gabriela Ribeiro, a emissora enviou o repórter Marco Aurélio Souza para dentro do estádio palmeirense, onde torcedores puderam ver o jogo em um drive-in com cerca de 250 carros. Após o fim da partida e a classificação dos mexicanos para final, Cléber Machado apenas repercutiu a derrota com os comentaristas Caio Ribeiro e Casagrande, sem entradas ao vivo.

Não identificar repórteres costuma ser mais comum no Jornalismo geral, em coberturas de protestos mais violentos, por exemplo. No Esporte, o expediente é bem raro.

Palmeiras x Tigres (MEX) marcou ótimos índices para a Globo. Segundo dados prévios de audiência na capital paulista, foram 27 pontos de média, com picos de 30 durante o período de bola rolando, entre 15h e 16h55. No mesmo horário, o SBT marcou 5 pontos, a Record obteve 4 e a Band ficou com 1.

A Globo não deve exibir a decisão do terceiro lugar do Mundial em TV aberta, que terá o Palmeiras na próxima quinta (11), às 12h (horário de Brasília). O jogo ficará restrito ao Sportv. O mesmo expediente valerá para a final do campeonato, que terá o Tigres contra Bayern de Munique (ALE) ou Al-Ahly (EGY), às 15h da próxima quinta-feira.