Anthony Edwards é difícil fora da NBA: dá para se separar da vida privada?
Ler resumo da notícia

Os playoffs da NBA começaram e parece que a gente está assistindo a outro campeonato. O nível do jogo é outro, muito mais competitivo e consequentemente com muita mídia e engajamento do público. É nos playoffs que jogadores como Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson escreveram o nome na história. A temporada regular conta, mas são nessas semanas que um jogador é catapultado ao Hall da Fama.
Todos sabem disso e se preparam para esse momento. Se você é o jogador mais importante do time, você sabe que a sua responsabilidade aumenta. Não só dentro da quadra, fora também. A pressão é enorme e você vai ser testado de todas as formas.
Quer ser o campeão? Quer ser o nome da liga? O nome de uma geração toda? Então você vai sofrer. E eu digo isso no maior respeito que tenho pelo jogo. Não dá para comparar a pressão de um jogador de basquete com um médico no meio de uma guerra. Só gostaria de exemplificar que quanto maior você se tornar, maiores serão as suas responsabilidades e mais importante que isso, você será cobrado intensamente.
Antes da internet era mais difícil o acesso a pessoa física do jogador. Era raro algo sair nas grandes mídias, o foco sempre foi o dentro de quadra. A NBA se beneficiou muito com a internet e a globalização do esporte. Hoje você pode assistir a um jogo da NBA de qualquer lugar do mundo. Os jogadores são pessoas públicas, com equipe de marketing e são atrelados a várias marcas.
Lebron James assumiu esse posto nos anos 2000 com excelência. Podem falar o que vocês quiserem mas não tem um único dia em que o nome dele não é comentado, criticado ou enaltecido. Stephen Curry caminha na mesma direção. Ambos são jogadores excepcionais com 4 títulos cada e excelentes exemplos fora da quadra. Pais de família, casados com as namoradas do colégio, fundadores de instituições de caridades e, principalmente, norte americanos.
Com a chegada da iminente aposentadoria das duas maiores estrelas da casa, a NBA anda desesperada por um herdeiro. Algum que vista a camisa e suba no trono que já foi de grandes nomes. Quem vai ser a cara da liga? Eu acredito que a NBA já tem dono e o nome dele é Nikola Jokic. A própria liga já sabe disso e abraçou o jogador.
Nos últimos anos ninguém foi mais dominante que ele. O jogo mudou de cara e a referência é ele. Fato. Nikola é um sujeito mau humorado, de poucas palavras, um humor particular e muito amado por todos os seus companheiros. No dia em que foi campeão a sua preocupação era voltar para casa e cuidar dos cavalos. Não tem como não amar.
Todos esses personagens têm uma característica comum: a vida pessoal é reservada. Essa parece ser a regra e como sabemos nada melhor e mais divertido do que chegar alguém que performa fora dela.
Hoje esse alguém é Anthony Edwards, um talento absurdo de apenas 23 anos, cheio de atitude e com bem pouca humildade. Ele não é tímido e pouco se importa com a opinião dos outros. Ele sabe que é o melhor jogador da sua geração e repete isso para quem quiser ouvir (e para quem não quer também).
Edwards sempre foi muito cobrado na quadra, quem fala demais geralmente é testado, mas ultimamente não podemos falar muito sobre o seu basquete. Ele acabou de eliminar o Lakers na primeira rodada dos playoffs e ano passado eliminou o Phoenix, de Kevin Durant e o Denver, de Nikola. Na quadra, Anthony Edward comparece.
A questão é o fora de quadra. Anthony foi na justiça abrir mão da paternidade da quarta filha, pagou a pensão pelos próximos 18 anos de uma tacada só e através dos advogados disse não querer ter nenhum contato. O que cada um faz na vida pessoal, se não for um crime, diz respeito a si somente, mas deixa marcas.
É possível separar a vida pessoal da vida pública? Eu, como mulher, tenho várias ressalvas. Anthony Edwards, para mim, passa do limite, mas compreendo sua importância dentro das quadras. Eu acredito que o jogador, hoje em dia, é uma marca 24 horas por dia: em casa, no trabalho, no restaurante, nas redes sociais. Isso vai atrapalhar o seu futuro como o nome principal da liga? Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa, Edwards é o que mais se aproxima na quadra deste feito.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.