Gabi Giovannoni

Gabi Giovannoni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Doncic e Davis: existe algum jogador intocável na NBA?

"Onde você estava quando Luka Doncic foi trocado?" Essa vai ser a pergunta que todo basqueteiro vai se fazer pelos próximos anos. Uma simples manhã foi capaz de abalar todo o microcosmo da bola laranja. A uma semana do SuperBowl, a NBA conseguiu monopolizar o noticiário.

Eu tinha acabado de acordar e, da cama mesmo, entrei nas redes sociais. Só não caí porque ainda estava deitada. "Luka no Lakers?" Tá certo, isso? É alguma pegadinha?. Não. O Dallas Mavericks trocou a sua principal estrela pelo pivô do Los Angeles Lakers e por uma escolha de primeira rodada do draft. Vou repetir, o Lakers trocou Anthony Davis por Luka Doncic. Em termos leigos, o Lakers conseguiu a maior façanha da história dos esportes por uma barganha. É verdade, também, que eles perderam o melhor pivô da NBA, Mas ganharam a estrela que a franquia precisava para os próximos anos.

Nico Harrison , gerente do Dallas, justificou a troca com o discurso da defesa. "Ataque ganha jogo, defesa ganha campeonatos". Anthony Davis é um dos melhores defensores da NBA, é campeão com o Lakers e um All Star. Não foi uma troca horrível, o que choca é a facilidade com que Luka foi trocado. Nico ligou diretamente para Pelinka, gerente-geral do Lakers, e desconfio que se ele não estivesse sentado, ele também cairia da cadeira.

" Você está querendo me entregar Luka Doncic? É isso mesmo"
" Correto"
" E o que mais você quer além de Anthony Davis?"
" Que isso fique em sigilo"
" Ok?"

E assim o Lakers conseguiu o substituto de Lebron James. Uma franquia que já teve Wilt Chamberlain, Kareem Abdul Jabbar, Magic Johnson, Shaquille O'Neal, Kobe Bryant e agora Luka. Como isso acontece ainda é uma surpresa para mim também, mas é aquela coisa, o Lakers está acostumado a ganhar títulos, e trazer Luka seria o fluxo natural da vida. Agora eles têm um time para chegar em múltiplas finais de NBA, isso é um fato.

Luka Doncic está acostumado a esse tipo de pressão, jogou a adolescência toda no Real Madrid de titular, com 18 anos já era MVP da Euroliga e campeão espanhol. O que ele não está acostumado é ser tratado dessa forma, como moeda de troca. O Dallas mandou uma mensagem bem clara para ele: não vamos mais apostar em você. Ele agora vai ter que responder às críticas na quadra.

Muitas especulações surgiram, mas é difícil encontrar qualquer resposta em meio a tanta fumaça. É uma questão de comportamento do atleta? Luka não estava em forma? Não era dedicado ao treinamento físico? É uma decisão dos donos? Eles querem levar a franquia para Las Vegas? Foi um acordo feito com a própria NBA? A verdade ainda reside no simples fato de que o Dallas Mavericks simplesmente não enxergava Luka como opção.

Nico acabou se tornando o alvo da maioria das críticas, até com segurança ele anda agora. Os torcedores estão ensandecidos, pediram ressarcimento dos ingressos e protestaram na frente do ginásio.
O histórico do gerente não é positivo: Harrison foi o cara que errou a apresentação da Nike quando Stephen Curry foi escutar a proposta, Nico utilizou a mesma apresentação usada com Kevin Durant, chamou o jogador de outro nome e não deu uma assinatura de tênis para ele. A Under Armour, assim como o Lakers, tem muito a agradecer a ele. O histórico conturbado não para, assim que chegou como gerente do Mavericks, Nico não assinou com Jaylen Brunson, peça fundamental do Knicks atualmente. É culpa só dele mesmo? Difícil entender a lógica.

Fato é que Luka e Anthony Davis fizeram as respectivas estreias nos novos times, AD saiu machucado e sem data para a volta e o primeiro parecia ainda não acreditar nas cores que estava usando. Luka, é verdade, tem um facilitador que por ironia do destino é um dos maiores jogadores da NBA, tenho certeza que os dois vão achar soluções práticas para a equipe.

Continua após a publicidade

Hoje é inegável dizer que o Lakers saiu vencedor dessa troca, mas o ensinamento fica que, no esporte, assim como na vida, você precisa fazer escolhas. O Dallas fez a sua e chacoalhou a liga como nunca antes. Existe algum jogador intocável? Quem é mais importante, o jogador ou a franquia? São respostas que só o tempo vai responder.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.