Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em meio a lesão e críticas, Neymar volta ao PSG em ano decisivo na carreira

Em meio a lesão e críticas, Neymar volta ao PSG em ano decisivo na carreira - Laurence Griffiths/Getty Images
Em meio a lesão e críticas, Neymar volta ao PSG em ano decisivo na carreira Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Colunista do UOL

11/01/2022 04h00

Após 15 dias no Brasil, e ainda sem treinar com bola, Neymar retornou ao Paris Saint-Germain na segunda-feira para a fase final do tratamento de uma entorse no tornozelo esquerdo. É a largada para o ano de 2022 do atacante, em baixa na Europa após um semestre competitivo acompanhado de críticas por atuações irregulares no PSG.

A volta ao campo está prevista próxima do duelo contra o Real Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, no dia 15 de fevereiro. O camisa 10 foca no retorno para o trecho de maior importância da temporada europeia com a intenção de ser protagonista no Paris Saint-Germain ao lado de Lionel Messi e Kylian Mbappé. O sucesso do time com Neymar em campo, certamente, o faria retornar ao patamar de protagonismo desejado.

Em 2021, Neymar terminou no 16º lugar na disputa da Bola de Ouro. Este ano, o craque vai completar 30 anos e ainda segue em busca do troféu de melhor jogador do Mundo. Não só a Liga dos Campeões com o PSG, mas, principalmente, a Copa do Mundo, tornam 2022 um ano decisivo para o brasileiro na briga pelo cobiçado prêmio individual.

Neymar traça a Copa do Mundo como o maior objetivo da temporada. A disputa no Qatar acontecerá somente entre novembro e dezembro, assim, o brasileiro quer focar em terminar a temporada europeia com o PSG em alto nível e ganhar confiança para a disputa com a seleção brasileira.

Na seleção brasileira, o camisa 10 vai chegar para a disputa no Qatar como um dos jogadores mais experientes do elenco. Além disso, ele já comentou ter a sensação de que a Copa de 2022 será a sua última na carreira.

Retorno ainda tem data incerta

No entorno de Neymar, o tratamento da lesão no tornozelo tem avaliação positiva. Ninguém no grupo cogita a possibilidade de o atacante ser desfalque contra o Real Madrid.

Neymar está ausente do PSG desde o fim de novembro, quando se lesionou na vitória por 3 a 1 diante do Saint-Etienne. Sem garantia de data de retorno, o brasileiro tem a intenção de atuar, ao menos, duas ou três partidas antes do confronto contra o Real Madrid para entrar em ritmo de jogo. Isso o faria retornar a partir do dia 6 de fevereiro, em confronto contra o Lille, pelo Campeonato Francês.

A volta de Neymar é assunto delicado na diretoria do PSG. No histórico, há a proibição de o brasileiro atuar em confrontos do Campeonato Francês que antecedem duelos pela fase de mata-mata da Liga dos Campeões para evitar risco de lesões. O jogador já entrou em atrito com o diretor de futebol do PSG, o brasileiro Leonardo, por veto em algumas partidas.

Os confrontos contra o Real Madrid foram definidos pela UEFA para os dias 15 de fevereiro, no Parque dos Príncipes, e dia 9 de março, no Santiago Bernabéu.