Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seleção: Vini Jr notava desinteresse de Tite e preferência por concorrentes

João Henrique Marques

Colunista do UOL

01/11/2021 04h00

É grande o descontentamento de Vinícius Júnior com a ausência na lista de convocados da seleção brasileira. O atacante, entretanto, já fazia a análise de que Tite está longe de ser um admirador de seu futebol, e notava uma preferência do treinador por seus concorrentes.

Não é só o fato de não ser convocado. Vini Jr está chateado com Tite por dizer na entrevista coletiva de convocação da seleção que conversa com Marcelo Bielsa, o treinador do Leeds, sobre Raphinha, e também com Philippe Coutinho para acompanhar seu dia a dia no Barcelona. De acordo com o entorno do atacante do Real Madrid, o treinador da seleção jamais procurou informações sobre Vinícius com o próprio jogador, ou com alguém ligado ao clube espanhol.

Vini Jr se queixa também por, na seleção brasileira, não treinar na ponta esquerda, a posição de ofício na qual tem se destacado no Real Madrid na temporada. A publicação na imprensa de informações dando conta da visão de que Vini Jr mostrava dificuldades em treinamentos da seleção também incomodou o jogador.

Quem convive com Vini Jr conta que o jogador estava entristecido na seleção brasileira por sempre treinar na ponta direita e ter poucas oportunidades de jogar. Ele já notava uma preferência por Raphinha e Antony, por atuarem nas posições em que se sentem mais cômodos em campo e terem mais diálogo com Tite na última passagem pela seleção.

Após dias frustrantes pela seleção ao não ser relacionado para os jogos contra Colômbia e Uruguai, em outubro, Vinícius fez questão de expor o descontentamento com a situação ao postar foto na volta ao Real Madrid com a legenda: "onde sou feliz". No entorno do atacante, a mensagem foi encarada como necessária para expor possíveis injustiças de Tite.

Na seleção brasileira, o descontentamento de Vini Jr com o tratamento recebido viveu seu auge na vitória por 1 a 0 contra o Chile, no dia 3 de setembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na ocasião, ele teve a chance como titular do time pela ponta esquerda, mas segundo seu entorno, foi usado em uma função de extrema responsabilidade defensiva, e assim, teve rendimento ruim. No jogo, ele foi substituído no intervalo por Éverton Ribeiro.

No ano pela seleção, Vini Jr fez apenas esse duelo contra o Chile como titular. As outras 7 vezes que entrou em campo foram basicamente nos minutos finais de jogos. No total, ele tem 165 minutos com a camisa amarela.

É grande o descontentamento de Vini Jr com a ausência na lista de convocados. No entanto, a análise de que Tite está longe de ser um admirador de seu futebol já era feita pelo jogador