Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vini Jr. esperava convocação e ficou arrasado após veto de Tite

João Henrique Marques

Colunista do UOL

30/10/2021 04h00

Em meio ao treinamento de véspera de jogo do Real Madrid, Vini Jr. foi surpreendido com a notícia que não estava na convocação da seleção brasileira para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Apesar de Tite pouco o utilizar, ninguém próximo ao jogador imaginava que isso aconteceria justamente em um dos seus melhores momentos da carreira do atacante.

Quem convive com Vini Jr. relata a tristeza do jogador com a notícia e sua dificuldade em assimilá-la. Não só pelo fato de Antony e Raphinha estarem na lista, mas, principalmente, por Coutinho ter sido convocado mesmo em um momento ruim do meia no Barcelona.

A surpresa também tomou conta da imprensa espanhola na sexta-feira. Vini Jr. é considerado pela mídia local o principal jogador desta temporada do Real Madrid ao lado de Benzema e vinha de exibições em alto nível —como nas vitórias por 5 a 0 diante do Shakhtar Donetsk e por 2 a 1 no clássico contra o Barcelona.

Vini Jr. tem consciência de que não encanta Tite, mas jamais imaginou que seria descartado justamente em jogos de tanta importância e visibilidade como as próximas partidas da seleção brasileira, diante da Colômbia e da Argentina. Estar fora desses confrontos, faltando pouco mais de um ano da Copa do Mundo, o entristeceu ainda mais.

O entorno de Vini Jr viu como chocante esta ausência. Acreditavam que Tite estava obrigado a convocar o atacante do Real Madrid depois das recentes partidas contra o Shakhtar Donetsk e Barcelona.

Imprensa espanhola cogitou lesão

Após as exibições recentes de Vini Jr. pelo Real Madrid, a imprensa espanhola também reagiu com incredulidade ao tomar conhecimento de sua ausência na convocação brasileira. A situação acabou dando origem a um episódio curioso da sexta-feira. O atacante não foi notado em campo pelos jornalistas locais nos primeiros 15 minutos de treinamento --o tempo limite para registros da atividade. Como isso coincidiu com a não convocação do jogador, a imprensa começou a suspeitar de lesão.

Jornalistas espanhóis passaram a buscar informações com pessoas próximas a Vini Jr. e junto ao Real Madrid sobre uma possível lesão do atacante.

A reação de incredulidade com a lista de Tite dominou o noticiário esportivo espanhol. "Brasil esquece de Vini Jr. e lembra de Coutinho", destacou o jornal espanhol Marca de forma irônica. "Tite faz um favor ao Real Madrid", foi a manchete do jornal AS, lembrando que o jogador terá descanso na data-Fifa.

O Real Madrid tem programado dias de folga para os jogadores não convocados de seu elenco. Vini Jr não tem planos para o período, mas está focado em não ter o condicionamento físico afetado. O receio é pelo fato de ficar sem jogos do dia 6 ao 21 de novembro por não ter sido convocado.