Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Vinicius Junior virou fenômeno no Real Madrid e ídolo da torcida

Vinicius Junior comemora com torcedores após marcar para o Real Madrid contra o Celta de Vigo pelo Campeonato Espanhol - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Vinicius Junior comemora com torcedores após marcar para o Real Madrid contra o Celta de Vigo pelo Campeonato Espanhol Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

João Henrique Marques

Colunista do UOL

14/09/2021 04h00

A imagem é emblemática: Vinicius Junior nos braços da torcida do Real Madrid, no Santiago Bernabéu, recebendo beijos e abraços na comemoração do gol. A relação dos fanáticos pelo clube com o brasileiro vive o auge da euforia com o atacante realizando início de temporada incrível, que levou os torcedores a esquecerem até a possível chegada de Mbappé. Um dos felizardos que comemorou ao lado de Vinicius Junior chegou a classificar o dia como 'o melhor de sua vida'.

Em quatro jogos pelo Real Madrid na temporada, sendo apenas dois deles como titular, o ex-flamenguista também tem demonstrado evolução em finalizações: são quatro gols e está próximo de bater sua marca pessoal pelo clube, já que sua temporada mais goleadora foi a passada, quando balançou as redes em seis oportunidades. Recentemente, o atacante admitiu que o peso de ter custado 45 milhões de euros ao clube vinha prejudicando seu desempenho.

No entorno de Vinicius, a sensação é de que um grande motivo para a evolução foi a confiança passada pelo treinador Carlo Ancelotti. A informação colhida nos bastidores do clube foi a de que o italiano considera o jogador brasileiro um fenômeno do futebol. Curiosamente, a palavra esteve presente no discurso de Karim Benzema sobre Vini Jr ao final da vitória por 5 a 2 diante do Celta de Vigo, pelo Campeonato Espanhol.

"É um fenômeno, é jovem, eu gosto muito de jogar com ele. Falo muito com ele. Ele demonstrou que pode jogar sempre nesta equipe", disse Benzema em entrevista ao canal espanhol da Movistar.

Quem conhece Vinicius relata que a satisfação do jogador por ficar no Real Madrid para a nova temporada foi enorme. Assim como a não contratação de Kylian Mbappé, do PSG, aumentou a confiança do brasileiro.

Com Ancelotti, o brasileiro tem atuado no lugar desejado como atacante pelo lado esquerdo, sem conviver com o risco de ser uma opção pelo lado direito, ou ter que se preocupar em marcar o lateral adversário com tanta profundidade. Agora, o belga Hazard, seu principal concorrente na posição quando Zinedine Zidane era o comandante, foi fixado no meio-campo.

O posicionamento de Vinicius Junior focado no ataque deu ao brasileiro fôlego de sobra para aguentar os 90 minutos e ser a principal opção ofensiva do time nas jogadas individuais. Seus belos gols no empate por 3 a 3 contra o Levante, no fim de agosto, também são encarados no clube como um sinal de como o jogador passou a ter alto nível de confiança, algo que faltava para corrigir o problema da finalização.

A fase rendeu ao atacante o prêmio de melhor jogador do Real Madrid no mês de agosto em eleição realizada junto com os torcedores. No jornal esportivo madrilenho Marca, da última segunda-feira (13), a relação com os fanáticos do time merengue foi explorada com sua foto na arquibancada e o título "Fieston en Madrid", se referindo ao fato de a equipe golear em sua volta ao estádio Santiago Bernabéu, após 18 meses de obras no local.

"O Vinicius Junior tem uma qualidade impressionante e está mostrando isso nesta primeira parte da temporada. Ele está ajudando muito a equipe. Ele tem que continuar assim. O nível dele é muito alto. Ele está muito melhor quando está em condições de fazer gols", enalteceu Ancelotti.

Com moral de sobra, Vinicius já é tratado como titular indiscutível do Real Madrid para a estreia na Liga dos Campeões, amanhã (15), diante da Inter de Milão, no San Siro. A expectativa é de que ele repita o nível das atuações na competição em 2019, quando viveu seu melhor momento no clube até sofrer lesão nos ligamentos do tornozelo direito.