Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em crise com Mbappé, PSG se arma para combater pressão do Real Madrid

FRANCK FIFE/AFP
Imagem: FRANCK FIFE/AFP

João Henrique Marques

Colunista do UOL

16/08/2021 14h18

Faltando 2 semanas para o encerramento da janela de transferências europeia, o Paris Saint-Germain está preparado para resistir à pressão do Real Madrid e ficar com Kylian Mbappé. Internamente, o clube francês trabalha com cuidado para não colocar um preço pelo atacante e ainda confia em renovação de contrato. Enquanto isso, Mbappé está calado, mas já deixou claro ao PSG que gostaria de uma transferência para o clube espanhol.

Segundo o site especializado em mercado do futebol Transfermarket, Mbappé tem valor estipulado em 160 milhões de euros. O PSG aguarda que o Real Madrid faça uma série de propostas nos próximos 15 dias até chegar próximo a esse preço, mas tende a recusar todas.

O dilema vivido pelo PSG é de que recusar qualquer proposta por Mbappé significa, provavelmente, perder o jogador de forma gratuita ao final de seu contrato em junho de 2022. Por isso, o empenho do clube francês ainda é por uma renovação contratual até, ao menos, 2025, tendo o camisa 7 a mesma validade contratual de Neymar.

Mbappé passa por momento delicado no PSG. Teve confronto público com o presidente do clube, Nasser Al-Khelaifi, e foi vaiado pela torcida parisiense no final de semana, na vitória por 4 a 2 diante do Strasbourg, no Parque dos Príncipes, pelo Campeonato Francês. A situação deixou animado o Real Madrid.

O Real procura não pressionar o PSG e toma cuidado nas conversas de bastidores com Mbappé. O presidente Florentino Perez considera a opção de ter o atacante francês de forma gratuita na próxima temporada ainda melhor do que comprá-lo imediatamente. No entanto, teme que o camisa 7 receba propostas volumosas de clubes como Liverpool e Manchester City assim que ficar sem contrato com o PSG.

O PSG garante ter espaço na folha salarial para dar aumento considerável a Mbappé sem agredir o Fair Play Financeiro da UEFA, mesmo assinando contrato longo com Messi e tendo também recentemente realizado a renovação do vínculo de Neymar.

No entorno de Mbappé, o discurso de satisfação em ficar no PSG até a Copa do Mundo de 2022 é utilizado. No entanto, o problema é que a renovação por somente mais um ano de contrato está fora de cogitação nos bastidores do clube francês - a Copa do Mundo será realizada em dezembro de 2022.

Por fim, Mbappé quer deixar o PSG de forma pacífica. Por isso, a possibilidade de sair gratuitamente ao fim do vínculo era desconsiderada, mas passou a ser trabalhada como provável pela falta de flexibilidade na negociação com o Real Madrid.