Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Chegada de Sergio Ramos revolta Kimpembe e divide vestiário do PSG

João Henrique Marques

Colunista do UOL

10/07/2021 04h00

O primeiro desafio de Sergio Ramos no Paris Saint-Germain será o de dobrar um vestiário abalado por sua contratação. O esforço da diretoria do clube em trazer o ex-Real Madrid de 35 anos tem alguns descontentes, sendo o defensor francês Presnel Kimpembe o principal deles.

Com a contratação de Sergio Ramos, Kimpembe sente-se desprestigiado por seu clube formador e teme ficar no banco de reservas em jogos importantes. A mídia francesa já apontou o fato de Kimpembe apagar todas as fotos do PSG de seu perfil no Instagram no final de semana como um sinal de revolta.

Kimpembe avalia que ser banco no PSG pode comprometer seu posto de titular na seleção francesa para a Copa do Mundo de 2022. Marquinhos e Sergio Ramos tende a ser a dupla de zaga do time parisiense em jogos importantes.

A disputa com Marquinhos e Sergio Ramos pode não acontecer se Mauricio Pochettino resolver mudar o PSG taticamente e estabelecer a presença de 3 zagueiros no esquema. Outro fator que contribuiria para Kimpembe ser escalado como titular é a volta de Marquinhos ao meio-campo, uma improvisação recorrente do ex-treinador Thomas Tuchel.


Na temporada anterior, Kimpembe teve a tranquilidade da garantia do posto de titular por causa da saída de Thiago Silva. No total, foram 40 jogos disputados, sendo 38 como titular.

Por fim, outro ponto importante da trajetória de Kimpembe no PSG é o fato de o jogador ser o segundo capitão do time. É ele quem fica com a braçadeira quando o brasileiro Marquinhos está ausente.

O vestiário dividido

Segundo o jornal francês Le Parisien, Sergio Ramos foi nome que dividiu o vestiário do PSG, estando alguns chateados com a direção do clube com um investimento tão alto em um jogador veterano. A lembrança é de que Thiago Silva foi descartado pelo PSG há 1 ano, tendo então os mesmos 35 anos do espanhol.

Outro aspecto avaliado é a desconfiança de que Sergio Ramos terá salário menor somente ao de Neymar e Kylian Mbappé. O descontentamento aqui é porque muitos jogadores do elenco pleiteavam aumento salarial e renovação de contratos.

A avaliação da diretoria do PSG é de que Sergio Ramos tem experiência suficiente para lidar com descontentamento no vestiário. O zagueiro era o capitão e cobrador de pênaltis do Real Madrid, mas entre os dirigentes há o consenso de que ele não vai brigar pelos postos no PSG.

O esforço do PSG em trazer Sergio Ramos tem alguns descontentes, sendo o defensor francês Presnel Kimpembe o principal deles.