Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Criticado, Neymar encara fama de "fominha" na França após eliminação do PSG

Soccer Football - Champions League - Semi Final Second Leg - Manchester City v Paris St Germain - Etihad Stadium, Manchester, Britain - May 4, 2021 Paris St Germain"s Neymar in action with Manchester City"s Fernandinho REUTERS/Phil Noble - PHIL NOBLE/REUTERS
Soccer Football - Champions League - Semi Final Second Leg - Manchester City v Paris St Germain - Etihad Stadium, Manchester, Britain - May 4, 2021 Paris St Germain's Neymar in action with Manchester City's Fernandinho REUTERS/Phil Noble Imagem: PHIL NOBLE/REUTERS

João Henrique Marques

Colunista do UOL

05/05/2021 04h00

A atuação de Neymar na derrota do Paris Saint-Germain por 2 a 0 para o Manchester City foi alvo de fortes críticas na França. De uma maneira geral, o brasileiro foi visto como "fominha" e passou a imagem de um dos piores jogadores em campo.

Nas avaliações a Neymar, a mais cruel foi feita pela tradicional revista France Football. Ela deu nota 2 para o brasileiro e destacou: "O mais insuportável possível, Neymar queria fazer tudo sozinho. Na ausência de Kylian Mbappé, ele decidiu que o destino da partida mudaria apenas graças a ele", escreveu o veículo.

Já no jornal Le Parisien a lembrança de que Neymar anunciou na véspera do jogo que "traria a vitória de qualquer jeito" foi pesada na avaliação: "Ele decepcionou sem chegar perto da promessa. Foi muito individualista, apesar de algumas boas intenções no primeiro tempo. Parecia estar em conflito com o restante do time", criticou o veículo, com nota 4 ao camisa 10.

No jornal esportivo L'Equipe, a nota final de Neymar foi 3,5 e uma carência de Mbappé foi pontuada: "Neymar estava isolado na esquerda, mas não procurou encontrar os espaços através de passes. Foi duro ver tantas tentativas desnecessárias de lances individuais", escreveu o veículo.

De acordo com as estatísticas da Uefa, Neymar realizou 16 jogadas individuais na partida. O brasileiro conseguiu a marca de quatro dribles e sofreu outras quatro faltas, enquanto o número de bolas perdidas foi de oito no total.

Em busca do gol, Neymar foi em campo o jogador com o maior número de finalizações: com cinco no total. O ponto é que nenhum arremate foi ao gol, sendo um para fora e os outros quatro bloqueados pelos adversários.

Mídia francesa muda o tom na análise de Neymar

Neymar passou ileso em avaliações feitas pela derrota no jogo de ida contra o Manchester City por 2 a 1 na semana passada. As críticas pesadas foram feitas ao atacante Mbappé pelo sumiço em campo, sendo o brasileiro destacado pela força de vontade e sucesso em jogadas individuais.

Já na derrota da final da Liga dos Campeões por 1 a 0 para o Bayern de Munique na edição passada, Neymar viu até lembranças de suas atuações na campanha do time serem ponderadas em uma análise individual na partida.

"Nada brilhante perto do visto contra Atalanta (quartas de final) e Leipizig (semifinal). Parou em Neuer e cansou de correr sem a bola de tanto marcar. Foi abaixo da expectativa", disse o Le Parisien à época, com nota 5 ao brasileiro.

Em uma avaliação geral na mídia francesa sobre as quatro tentativas de Neymar de dar o título da Liga dos Campeões ao PSG, foi destacado que nas duas primeiras (em 2018 e 2019), o brasileiro esteve fora das eliminações por conta de lesão. A eliminação atual é a única que deixou Neymar com a imagem arranhada pelo rendimento em campo.

"Devemos nos fazer uma pergunta sobre o caso Neymar. Se só veio ao PSG para isso, acho que não é suficiente", disse o comentarista esportivo francês, Daniel Riolo, após a transmissão de PSG x City na televisão RMC.