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Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Leclerc é pole e mantém vivo o sonho de um domingo feliz em casa

Charles Leclerc, da Ferrari, durante a sessão classificatória para o GP de Mônaco - Ferrari
Charles Leclerc, da Ferrari, durante a sessão classificatória para o GP de Mônaco Imagem: Ferrari

Colunista do UOL

28/05/2022 12h10

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Leclerc deu um passo importante na sua jornada particular, na sua busca por um domingo feliz em casa. As chances de finalmente vencer em Mônaco nunca foram tão grandes. O sonho está mais vivo do que nunca.

O monegasco cravou a pole position para a sétima etapa do campeonato. É sua 14ª pole na carreira, a quinta no ano, a terceira consecutiva, a segunda seguida nas ruas do principado.

"Estou incrivelmente feliz. Sabia que o carro tinha ritmo, eu só tinha que fazer o meu trabalho", disse o ferrarista, ao sair do carro.

A primeira parte do trabalho foi bem concluída, e os iates ancorados no principado voltaram a soar suas buzinas para celebrar. Mas ainda há a segunda parte pela frente, e Leclerc sabe muito bem disso.

Tudo o que ele quer, agora, é uma sorte melhor que a vivida em 2021.

No ano passado, bateu no final da classificação, avariando a caixa de câmbio. No domingo, ficou pelo caminho quando dirigia para a primeira posição do grid. Foi só mais um capítulo de uma história de azares: ele nunca conseguiu terminar uma corrida de F2 ou F1 em casa.

Agora, além de todo a força que vem demonstrando, tem uma ajuda extra: seu companheiro na Ferrari larga em segundo. Sainz ficou a 0s225 e larga em segundo. A segunda fila terá Pérez e Verstappen.

Norris teve um excelente dia e sai em quinto, com Russell ao seu lado. A quarta fila terá dois campeões: Alonso e Hamilton. Vettel e Ocon fecham o top 10.

Foi um sábado de sol em Mônaco, 26°C no ar, 46°C no asfalto, um dia deslumbrante.

Mais rápido em dois dos três treinos livres, Leclerc começou mandando na classificação. Logo fez 1min12s569, melhor marca do Q1. Sainz ficou a 0s047.

A sessão foi interrompida a 2min25s do final porque Tsunoda acertou o guard rail na chegada à chicane da piscina. Quando a luz verde veio, todos o que ainda lutavam por tempo foram para a pista. Aconteceu o que sempre acontece em Mônaco em situações assim: muito tráfego, muita gente brava, muitos pilotos agoniados por não conseguirem avançar.

Os cortados foram Albon, Gasly, Stroll, Latifi e Zhou.

O francês da AlphaTauri ficou pistolaço: estava numa volta muito rápida quando o companheiro bateu e depois não conseguiu pegar pista limpa. Acontece. Coisas de Mônaco.

Veio o Q2. Pérez insinuou atrapalhar a vida da Ferrari, mas Leclerc mais uma vez mostrou que estava no comando.

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O mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, nas ruas do circuito de Mônaco neste sábado
Imagem: Clive Rose/Getty Images/Red Bull

O monegasco voou na pista e fez 1min11s864, 0s090 mais veloz que o mexicano da Red Bull. Sainz e Verstappen vieram a seguir. Norris, Ocon, Hamilton, Vettel, Russell e Alonso completaram o top 10.

Tsunoda, Bottas, Magnussen, Ricciardo e Schumacher dançaram.

Então chegou a hora da decisão, o Q3.

Na primeira série de voltas lançadas, Leclerc não deu chances para ninguém. Foi o mais rápido nos três setores da pista e chegou a 1min11s376, um tempo espetacular. Sainz ficou a 0s225.

Quando faltava menos de 1 minuto para o fim, Pérez escorregou na entrada do túnel e ficou atravessado. Sainz, que vinha muito rápido, também escorregou. Ambos bateram. Bandeira vermelha e fim de classificação!

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Batida de Sergio Pérez e Carlos Sainz na reta final do treino classificatório do GP de Mônaco
Imagem: Reprodução/Fórmula 1

O resultado atesta que a Ferrari segue tendo o carro mais rápido e equilibrado da F1, mesmo num circuito travado como o do principado. Mas há duas preocupações no horizonte.

O primeiro, o desempenho melhor da Red Bull em ritmo de corrida neste início de campeonato. Em Barcelona, a Ferrari até ensaiou uma recuperação, mas Leclerc ficou pelo caminho com problemas em dois componentes da unidade de potência: turbo e MGU-H _sistema de recuperação de energia. Neste domingo, a escuderia italiana terá nova chance de comprovar que melhorou neste aspecto.

A segunda preocupação para Leclerc está nos céus. Para o domingo, a meteorologia prevê 78% de chances de chuva, o que pode tornar a corrida maluca. É tudo o que ele não quer...