Topo

Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É um absurdo lista de melhores do ano da F1 não ter Vettel

Max Verstappen, campeão da F1 nesta temporada, na celebração de fim de ano da Red Bull -  Alex Pantling/Getty Images/Red Bull
Max Verstappen, campeão da F1 nesta temporada, na celebração de fim de ano da Red Bull Imagem: Alex Pantling/Getty Images/Red Bull

Colunista do UOL

27/12/2021 13h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O fim de ano chegou, as listas dos melhores do ano circulam em todo ramo de atividade, e a F1 também entrou nessa. Com muita grife.

O site da categoria publicou nesta segunda sua lista dos 10 melhores pilotos de 2021 na avaliação dos 10 chefes de equipes. Todos votaram sob condição de anonimato, e a F1 conferiu aos pilotos pontuação idêntica à das corridas: 25 pontos pro primeiro colocado, 18 pro segundo e daí por diante.

Direto ao ponto: Verstappen foi o grande vencedor, com 213 pontos, seguido por Hamilton, com 192. Norris (110) completou o pódio, seguido por Sainz (85), Leclerc (70), Alonso (69), Gasly (64), Russell (44), Bottas (43) e Ocon (41).

Participaram da votação Mattia Binotto (Ferrari), Jost Capito (Williams), Christian Horner (Red Bull), Laurent Rossi (Alpine), Andreas Seidl (McLaren), Guenther Steiner (Haas), Otmar Szafnauer (Aston Martin), Franz Tost (AlphaTauri), Fred Vasseur (Alfa Romeo) e Toto Wolff (Mercedes). Que time?

Decidi entrar na brincadeira e fazer a minha lista, sem nenhum anonimato. Para não ficar sugestionado, resolvi não olhar o site da F1. O resultado é que há algumas coincidências, mas há também pontos de que discordo muito. Para facilitar, reproduzo as duas listas aqui.

rank2 - Blog do Fábio Seixas - Blog do Fábio Seixas
Comparação entre o ranking deste blogueiro e a lista feita pelos chefes de equipes da F1
Imagem: Blog do Fábio Seixas

Os donos das primeiras posições são idênticos.

Confesso que é difícil não votar em Hamilton após tantos serviços prestados ao esporte e, principalmente, depois do que ele fez em Interlagos. Mas o campeonato foi feito de 22 GPs, e na minha opinião Verstappen foi regularmente melhor ao longo dessa jornada. A estatística de voltas lideradas no ano também grita a favor do holandês: 652 a 297.

Norris brilhou com um carro que não brilhava e é merecedor do terceiro lugar. Só não ganhou na Rússia porque foi garoto, mas certamente aprendeu com a experiência. A primeira vitória vai vir em algum momento, talvez em 2022.

A quarta posição vai para Sainz pela surpreendente primazia na Ferrari. Bater Leclerc não é fácil não apenas porque o monegasco é muito bom, mas porque ele é tratado como o futuro da escuderia. Pois bem, o espanhol chegou lá e logo no primeiro ano bateu o companheiro. Ok, a diferença em pontuação foi pequena, apenas 5,5 pontos. Mas o simbolismo de terminar o Mundial de Pilotos na frente é infinitamente maior do que isso.

As discordâncias começam na quinta colocação. Os chefes de equipe indicaram Leclerc. Eu vou de Gasly sem pestanejar. O francês conseguiu 110 pontos com um carro mediano _Tsunoda ficou nos 32. O pódio no Azerbaijão foi seu resultado mais visível, mas temos que lembrar que o francês foi presença constante no Q3, mostrando muita velocidade. Para mim, está na mesma prateleira de Russell, Norris e Leclerc, sempre festejados como estrelas em formação.

listasf12 - Getty Images/Red Bull - Getty Images/Red Bull
O francês Pierre Gasly durante o GP do Azerbaijão, prova que terminou em terceiro lugar
Imagem: Getty Images/Red Bull

O sexto lugar é de Alonso nas duas listas. Alguém não escalaria o espanhol?

Coloquei Leclerc em sétimo, enquanto os dirigentes apontaram Gasly. É o que já escrevi: o francês é subestimado, talvez por sua má sucedida experiência na Red Bull. Gosto de quem aproveita segundas chances, e para mim não há dúvida de que ele está fazendo isso.

Meu oitavo colocado é Ocon, que os chefes colocaram só em décimo. Peraí: o garoto venceu um GP com um Alipine e vira-e-mexe aparecia lá no pelotão da frente. Não é preciso puxar muito pela memória, basta lembrar Abu Dhabi. Foi muito bem neste ano.

O nono colocado em ambas as listas é Bottas. O que, no caso dele, é um demérito. Com o carro da Mercedes ele poderia estar mais no alto.

O vexame só não é maior que o de Pérez, excluído das duas listas. Foi a decepção do ano, principalmente após o que fez com a Racing Point em 2020.

Por fim, votei em Vettel na décima posição. O alemão não aparece na lista dos chefes de equipe, que incluíram Russell, em sétimo.

Na boa: o inglês é simpático, um piloto muito promissor, mas além da Bélgica ele não fez absolutamente nada que tivesse enchido meus olhos nesta temporada. Vettel tinha em mãos um carro horrível e nervoso, foi quinto colocado em Mônaco e segundo em Baku. Muitos pilotos à frente dele na lista não teriam conseguido isso.

Quer mais? O tetracampeão foi o piloto que mais fez ultrapassagens em 2021. Foram 132, quatro a mais do que Alonso, cinco a mais do que Raikkonen. Ninguém deu mais shows ao longo do ano. É um absurdo ele não estar na lista do site da F1.

E você? Fez sua lista. Comente aqui!