Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Corrida de classificação divide pilotos em Interlagos

Mecânico da Alpine trabalha nos boxes de Interlagos em preparação para o GP de São Paulo - Beto Issa/GP de São Paulo
Mecânico da Alpine trabalha nos boxes de Interlagos em preparação para o GP de São Paulo Imagem: Beto Issa/GP de São Paulo

Colunista do UOL

12/11/2021 12h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A sexta-feira em Interlagos já teve chuva, garoa, sol, frio. Que belo lugar para construir um autódromo... E não estou sendo irônico. Como Spa-Francorchamps, encravada no meio da floresta das Ardenas, a pista paulistana é um pesadelo para os meteorologistas, o que por sua vez é uma delícia para quem gosta de automobilismo.

Mas, vá lá, alguma previsão é necessária. A que tenho no celular neste momento indica céu nublado no sábado e no domingo, sem chuva. Veremos.

A chegada ao autódromo foi tranquila. Nos semáforos das imediações, alguns flanelinhas, um ou outro vendedor de capas de chuva.

O movimento cresceu em relação aos anos anteriores, mas ainda é muito distante daquilo que Interlagos vivia nos anos de Senna ou mesmo quando Barrichello corria pela Ferrari.

No paddock, todos aguardam a confirmação oficial de que Hamilton vai trocar componentes da unidade de potência. Já há quem diga que será mais do que apenas o motor a combustão.

Outro assunto que movimenta as conversas nos cafezinhos antes do primeiro treino livre é a corrida de classificação de sábado. Será a terceira experiência do novo formato. Em Silverstone, foi razoável. Em Monza, foi uma porcaria.

Os pilotos estão divididos sobre o sucesso em Interlagos.

Os duelistas do campeonato acham que haverá pouca movimentação na pista. "A maior emoção vem na largada. Depois disso, como são poucas voltas e não há troca de pneus, não acho que veremos muitas ultrapassagens", disse Verstapppen. "Esta não é uma boa pista para ultrapassagens. Há a reta principal, mas é um dos pontos mais complicados do ano para tentar ganhar posição", afirmou Hamilton.

bottasgp - Rodrigo Ruiz/GP de São Paulo - Rodrigo Ruiz/GP de São Paulo
Valtteri Bottas em Interlagos
Imagem: Rodrigo Ruiz/GP de São Paulo

Já Bottas acha que a prova de classificação deve, sim, ter algum agito: "Não há motivos para não ser boa. É mais fácil ultrapassar aqui do que no México, por exemplo. No sábado vamos começar a descobrir isso." Leclerc mostrou-se um entusiasta dos testes feitos até agora. "Ter a classificação já na sexta torna o fim de semana mais excitante. Há algumas coisas para mudar no futuro, mas é bom ter uma programação diferente."

Nesta sexta-feira, o treino livre de uma hora será a única chance de pilotos e equipes acertarem os carros para a classificação. A sessão seguinte já será de decisão: seguirá o formato Q1-Q2-Q3, determinando o grid para a minicorrida. Se a pista estiver seca, todos os pilotos usarão os pneus mais macios à disposição no fim de semana, os C4, de banda vermelha, teoricamente mais velozes.

O sábado começará com um treino livre de uma hora, seguido pelo "sprint qualifying" de 100 km, o que em Interlagos equivale a 24 voltas.

Vencedor, segundo e terceiro colocados ganharão respectivamente 3, 2 e 1 pontos no Mundial.

A ordem de chegada definirá o grid para o GP de domingo, que terá os costumeiros 300 km de distância _71 voltas no circuito paulistano. Outra novidade é que os pilotos terão liberdade para escolher com qual tipo de pneu irão largar no domingo.