PUBLICIDADE
Topo

Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Hamilton vira engenheiro veterano em campanha pela educação

Lewis Hamilton, disfarçado de engenheiro da Mercedes, em ação para promover a educação infantil  - Divulgação
Lewis Hamilton, disfarçado de engenheiro da Mercedes, em ação para promover a educação infantil Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Fábio Seixas

Fábio Seixas é jornalista com mestrado em Administração Esportiva e passagens por veículos como Folha de S.Paulo, SporTV e TV Globo. Cobriu mais de 170 GPs de F-1, esteve em duas temporadas da Indy e chegou a pilotar um Benetton em Paul Ricard. Voltou para os boxes rebocado.

Colunista do UOL

27/10/2021 13h29

A F-1 tem muita patacoada no campo do marketing, principalmente quando expõe pilotos em situações ridículas e constrangedoras. Mas também promove ações legais.

Como esta, criada pela Mercedes para incentivar a educação infantil.

Três crianças de uma escola primária de Camden, visitando a sede da Mercedes, em Brackley, foram recebidas por um engenheiro veterano da equipe quando chegaram à oficina. As três são apaixonadas por engenheria e têm o sonho de seguir a profissão.

"Este é o carro do Lewis. Ninguém toca este carro", diz o tal funcionário às crianças, obviamente deslumbradas com a máquina diante delas.

Mas aí o engenheiro pega o volante. "Vocês não vão contar pra ninguém, né?". O trio, dois garotos e uma garota, diz que não. Eis que então ele tira o boné, a máscara e revela quem é.

As crianças vão ao delírio, incrédulas. Estão diante do seu ídolo.

hammake - Divulgação - Divulgação
Lewis Hamilton é maquiado antes de ação na fábrica da Mercedes
Imagem: Divulgação

O passo seguinte é uma conversa de Hamilton, com elas, sobre o valor do estudo, sobre a importância de acreditar no seu potencial.

"Educação é chave para toda criança, e vivemos numa época em que, mais do que nunca, temos de assegurar oportunidades além de permitir que as gerações mais jovens saibam quem são", diz o heptacampeão mundial. "Todo mundo pode conquistar algo grande."

No fim da visita, um dos garotos conta, emocionado: "Foi a melhor coisa que já aconteceu em toda a minha vida".

A ação foi promovida pelo banco UBS, um dos patrocinadores da Mercedes.

Galhofa é bom e todo mundo gosta. Mas é muito bom quando o investimento em marketing vai para ações que mexem com a vida de alguém.

Aquelas três crianças jamais vão esquecer do encontro. A mensagem impactará muita gente ao redor do mundo. E Hamilton, claro, capitalizará com a imagem de bom moço.

Todos saem ganhando. O vídeo está abaixo...

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL