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Fosso entre Verstappen e Pérez explica 2º lugar da Red Bull
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A Red Bull colocou dois pilotos no pódio da Turquia, viu Verstappen recuperar a ponta do Mundial, mas deixou Istambul com um nó no peito. O motivo, a vantagem de 36 pontos que a rival Mercedes abriu entre os Construtores.
A explicação é clara, é matemática e remonta a uma decisão do time em dezembro do ano passado: a contratação de Pérez. Em seu primeiro ano na equipe, o segundo piloto da Red Bull não vem sendo páreo para Bottas, que ocupa a mesma posição na Mercedes.
Em quinto lugar no campeonato, atrás de Norris, da McLaren, Pérez marcou 135 pontos até agora na temporada. Isso equivale a 34% dos 397,5 pontos da sua equipe. Bottas tem eficiência maior: seus 177 pontos são 40% dos 433,5 conquistados pelo time alemão.
Mas o principal motivo da diferença no campeonato é a comparação direta entre os pilotos de cada marca.
Após 16 etapas disputadas, há um fosso entre Verstappen e Pérez.
A pontuação do mexicano equivale a apenas 51% do obtido pelo holandês. Na Mercedes, Bottas está muito mais próximo de Hamilton: 70% dos pontos.
E antes que alguém tente argumentar que os números eram outros antes da vitória do finlandês na Turquia, já aviso: a situação era bem parecida.
Pérez tinha menos da metade dos pontos de Verstappen (49%), enquanto a pontuação de Bottas equivalia a 61% da obtida pelo companheiro.
Não questiono a contratação do mexicano, anunciada em dezembro de 2020. É preciso resgatar o contexto do final da última temporada.
A Red Bull estava insatisfeita com Albon, muito apagado, e buscava um substituto. Já com aviso prévio da Racing Point, Pérez fez uma corrida épica em Sakhir e venceu a penúltima etapa do Mundial. Juntou a fome com a vontade de comer. A escolha parecia óbvia.
O que é difícil de entender foi a pressa em renovar o contrato do mexicano. A confirmação veio em agosto, ainda na primeira metade do campeonato.
A única explicação plausível que enxergo foi tentar uma injeção de ânimo.
Não deu muito certo. Nas cinco provas desde então, Pérez marcou apenas 31 pontos. Nas mesmíssimas etapas, Bottas fez 69.
A renovação parece ainda mais absurda quando lembramos que a Red Bull tem um piloto pronto em casa, Gasly, um dos destaques da temporada.
Além de trabalhar melhor, Pérez precisa torcer muito para Verstappen ser campeão neste ano. Se der Hamilton, não me surpreenderei se a Red Bull lançar mão de um velho aforisma da F-1: contratos existem para serem rasgados.
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