Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Mercedes faz 1ª fila e abre chance para jogo de equipe no sábado
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Não conta como pole position, não vale para as estatísticas.
Mas a Mercedes deixou a classificação desta sexta-feira, em Monza, com um gosto de vitória, com um sopro de esperança.
A equipe alemã emplacou dobradinha na primeira fila para a "corrida sprint" de 18 voltas no sábado: Bottas sai em primeiro lugar, com Hamilton em segundo.
Novamente líder do campeonato após a vitória na Holanda, no último domingo, Verstappen larga na terceira posição.
"Sabíamos que aqui seria difícil. A gente ainda conseguiu uma boa recuperação. Espero que o ritmo seja melhor na corrida", disse o holandês.
A dobradinha abre para a Mercedes a possibilidade de jogo de equipe no sábado. "Todo ponto conta", declarou Hamilton, ao deixar o carro.
Em Monza, Bottas está usando seu quarto motor do ano. Ou seja, largará no fim do grid no domingo. Estranho será se ele não abrir passagem para Hamilton no sábado.
Vencedor, segundo e terceiro colocados na "classificação sprint" levam, respectivamente, 3, 2 e 1 pontos no Mundial.
A sexta-feira em Monza foi toda da Mercedes. Pela manhã, Hamilton deu um banho em todo mundo. Com pneus médios, meteu 0s452 em Verstappen, com os macios.
A classificação começou com 26°C no ar, 33°C no asfalto, e uma grande expectativa para entender se a Red Bull havia blefado na sessão anterior.
Não, não havia. Verstappen continuou sofrendo para acompanhar o ritmo da Mercedes. Isso para não falar do Pérez, cada vez mais apagado, cada vez mais distante do companheiro.
Hamilton foi o mais rápido no Q1, com 1min20s543, 0s142 melhor do que Bottas. Norris foi o terceiro. Verstappen ficou em quarto, a 0s492. Pérez foi apenas o nono colocado.
Os cortados foram Latifi, Tsunoda, Schumacher, Kubica e Mazepin.
O canadense da Williams, aliás, foi o responsável pelo grande momento de emoção do primeiro bloco da classificação, quando precisou virar o volante para a direita para desviar de um coelho que atravessou a pista...
O domínio da Mercedes se repetiu no Q2. Hamilton cravou 1min19s936, com Bottas a 0s096. Novamente Norris e Verstappen ficaram na sequência. Avançaram, ainda, Ricciardo, Gasly, Giovinazzi, Sainz, Leclerc e Pérez.
Vettel, Stroll, Alonso, Ocon e Russell ficaram pelo caminho...
Veio então o Q3. Nas primeiras saídas à pista, Hamilton fez 1min19s949 e Bottas errou. No momento decisivo, porém, o finlandês fez uma volta limpa, registrou 1min19s555 e superou todo mundo.
Ao lado de Verstappen, na segunda fila, larga Norris. A terceira fila tem Ricciardo e Gasly. Sainz, Leclerc, Pérez e Giovinazzi fecham o top 10.
Posições de largada definidas, segue no ar a dúvida do fim de semana: Hamilton e Verstappen vão trocar motor e pagar punição no grid de domingo?
As situações dos duelistas pelo título são bem diferentes.
No caso de Hamilton, seria pura estratégia. Ele ainda tem duas unidades de potência em condições de uso. A ideia de lançar mão de um quarto motor em Monza foi cogitada por Wolff após o primeiro treino. Seria uma "poupança" para a fase mais aguda do campeonato: cumprir punição agora para não correr o risco de deixar para depois.
O caso de Verstappen é de necessidade mesmo. Ele já está no último dos três motores permitidos pelo regulamento. Ir para o quarto motor em Monza pode minimizar o prejuízo de largar no fundo do grid: é um circuito com boas oportunidades de recuperar posições.
O que acontece no momento é puro jogo de marcação: uma equipe está esperando que a outra faça o movimento primeiro.
O fim de semana em Monza será tão movimentado nos bastidores como dentro da pista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.