Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Programe-se: GP da Hungria

Carro da Red Bull é protegido por guarda-sol no pit lane do circuito de Hungaroring, em Budapeste  - Red Bull
Carro da Red Bull é protegido por guarda-sol no pit lane do circuito de Hungaroring, em Budapeste Imagem: Red Bull

Colunista do UOL

29/07/2021 11h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Além da audiência virtual que irá analisar novamente o acidente entre Hamilton e Verstappen em Silverstone, nesta quinta, a F-1 terá outro momento de expectativa antes mesmo do fim de semana.

Ainda existem dúvidas sobre as condições do motor do holandês após o impacto na barreira de proteção da Copse. Entre Silverstone e Budapeste, a unidade de potência viajou bastante: foi enviada para o laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda, em Sakura, no Japão, para uma checagem completa dos componentes.

A conclusão inicial é que o motor pode continuar a ser utilizado pelo holandês, sem a troca de componentes que resultariam em perda de posições no grid. Mas os próprios engenheiros admitem que nenhum teste substitui a pista e a sensibilidade do piloto.

O tira-teima só virá na sexta, com a abertura dos treinos livres.

Este motor é o segundo usado por Verstappen na temporada. Cada piloto tem direito a três. A Honda pode até colocar um novo motor no carro do holandês em Budapeste, sem incorrer em punição no fim de semana. Mas ganharia uma preocupação para o futuro.

O equipamento teria que aguentar toda a parte final do campeonato: 13 etapas, incluindo Monza e Spa, circuitos de alta velocidade e muita exigência mecânica.

Por tudo isso, as primeiras voltas de Verstappen na Hungria serão acompanhadas com tanta atenção. Taí uma explicação bem plausível para toda a tensão da Red Bull nos últimos dias.

Segue abaixo a programação do GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial, no traço fino do Pilotoons...

hungriahoras - Pilotoons - Pilotoons
Programação do GP da Hungria
Imagem: Pilotoons