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Fábio Seixas

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

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Câmera on-board do carro de Hamilton mostra o exato momento do choque com Verstappen no GP da Inglaterra - Twitter/Fórmula 1
Câmera on-board do carro de Hamilton mostra o exato momento do choque com Verstappen no GP da Inglaterra Imagem: Twitter/Fórmula 1

Colunista do UOL

19/07/2021 08h46

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"Os comissários analisaram vídeos e telemetria. Os carros 33 (Verstappen) e 44 (Hamilton) entraram na curva 9 com o 33 na liderança e o 44 um pouco atrás e por dentro. O carro 44 estava numa linha que não atingia a tangência da curva, com espaço disponível para dentro. Quando o carro 33 fez a curva, o carro 44 não evitou o contato, e o lado esquerdo da frente do carro 44 fez contato com a traseira direita do carro 33. O julgamento é que houve falha preponderante do carro 44";

Eis o veredito da FIA que considerou Hamilton culpado pelo acidente na primeira volta do GP da Inglaterra e que o puniu com 10 segundos. Na visão dos comissários, Hamilton poderia ter feito mais para evitar o acidente. Poderia ter se deslocado mais para a direita;

Se estamos até hoje discutindo o acidente, imaginem o que não é a pressão sobre três comissários, observados pelo mundo todo, para olhar todas as evidências e tomar uma decisão em poucos minutos. A comunicação pelo rádio, aberta ontem, deixou ainda mais claro esse jogo de pressão. De um lado, Horner insistia com veemência que tentar ultrapassar na Copse é uma insanidade. De outro, Wolff pedia para o diretor de prova ler o e-mail (!!??) que havia acabado de mandar. O chefe da Red Bull foi mais eficiente nessa;

Mantenho minha opinião de que foi um clássico acidente de corrida, o tipo de batida que sempre aconteceu e sempre vai acontecer quando dois pilotos se engalfinham numa disputa e ninguém levanta o pé. É lógica pura, deve ter alguma fórmula matemática que explique isso;

Mais: os comissários ignoraram um ponto crucial na dinâmica do acidente, o lance anterior ao momento que eles relataram. Na aproximação da Copse, Hamilton jogou o carro pra esquerda e Vertappen defendeu. Isso foi fundamental para que eles entrassem na curva daquele jeito, com o holandês tão aberto, tão por fora. Verstappen então quis fazer a tangência, mas Hamilton já estava ali. Quem estava fora da linha era o holandês;

maxcarro - Twitter/Fórmula 1 - Twitter/Fórmula 1
O carro de Verstappen após a batida no GP da Inglaterra
Imagem: Twitter/Fórmula 1

Li as opiniões de vários pilotos e gostei do que disse Alonso: "É difícil julgar, mas Lewis tinha mais de meio carro ao lado de Max. O Lewis não tinha como simplesmente desaparecer da parte de dentro";

Há um pano de fundo importante: uma questão política, um choque de culturas que deve se acirrar a partir de agora. De um lado, a Liberty Media, que tenta transformar a F-1 num esporte mais empolgante, com mais disputas, mais próximo do que acontece no automobilismo americano. De outro, a FIA, com seus velhos hábitos e seus livros de regras que seguem a escola europeia de corridas de automóveis. Em algum momento os dois lados vão ter que sentar numa mesa e chegar a um consenso sobre o que pode e o que não pode;

Acima de tudo isso, está o respeito. Os ataques racistas contra Hamilton nas redes sociais lembram o que houve uma semana antes com os jogadores negros da Inglaterra que desperdiçaram seus pênaltis na final da Eurocopa. São crimes e devem ser tratados assim, com tolerância zero. Foi este o ponto mais triste do fim de semana, a ponto de fazer todo o resto perder a graça;

"Feliz por estar OK. Muito desapontado por ter sido tirado da corrida daquela maneira. A punição não nos ajuda e não faz justiça ao movimento perigoso que Lewis fez na pista. Comemorar enquanto eu estava no hospital foi uma atitude desrespeitosa e antidesportiva, mas seguiremos em frente", escreveu Verstappen nas suas redes;

Duas considerações sobre este post do holandês. A primeira: para mim, fica claro que o texto foi redigido pela assessoria de imprensa da Red Bull. É exatamente o mesmo discurso de Horner e Marko. Desde o primeiro momento, a equipe quis pintar o acidente com cores mais fortes do que ele realmente teve. Declarações assim têm consequências. No Twitter, vi torcedores escrevendo que "Hamilton quase matou Max" e que "Verstappen quase morreu". Calma, gente! Ele saiu andando do carro. Foi para o hospital, sim, mas porque esse é o procedimento padrão na F-1. A segunda consideração: agora acho que a relação entre os dois concorrentes ao título azedou de vez;

Mas a F-1 não é apenas sobre Hamilton x Verstappen. Leclerc foi fantástico ontem, segurando-se na frente com uma Ferrari cujo motor pipocava. Alonso marcou pontos pelo quinto GP consecutivo. Norris mais uma vez chegou em quarto e poderia ter ido ao pódio se não fosse o problema no pit stop. Com o resultado de ontem, aliás, o inglês chegou a 15 corridas seguidas na zona de pontos, um recorde para a McLaren. E o Vettel, que atravessou a pista depois da corrida e, usando máscara e luvas de borracha, ajudou os funcionários de Silverstone a recolher o lixo deixando pelos fãs?

Esta F-1 está cheia de ótimos personagens.