Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Programe-se: GP da Inglaterra

Quarto colocado no Mundial, Norris caminha pela pista de Silverstone nesta quinta-feira - Twitter/Fórmula 1
Quarto colocado no Mundial, Norris caminha pela pista de Silverstone nesta quinta-feira Imagem: Twitter/Fórmula 1

Colunista do UOL

15/07/2021 10h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Todo mundo em Silverstone só pensa naquilo: o "sprint qualifying" de sábado, a minicorrida de 17 voltas que vai definir o grid para o GP de domingo e que promete tornar todo o fim de semana mais intenso, mais atrativo.

E deve acontecer isso mesmo.

Na sexta-feira, o treino livre de uma hora será a única chance de pilotos e equipes acertarem os carros para a classificação. Não há margem para conversinhas, para enrolação, para perder tempo.

A sessão seguinte já será de decisão: a classificação seguirá o formato Q1-Q2-Q3, determinando o grid para a minicorrida. Todos os pilotos usarão os pneus mais macios à disposição no fim de semana, teoricamente mais velozes.

O sábado começará com um treino livre de uma hora, seguido pelo "sprint qualifying" de 100 km, o que no traçado de Silverstone equivale a 17 voltas. Vencedor, segundo e terceiro colocados ganharão respectivamente 3, 2 e 1 pontos no Mundial.

A ordem de chegada definirá o grid para o GP de domingo, que terá os costumeiros 300 km de distância _52 voltas no circuito inglês. Outra novidade é que os pilotos terão liberdade para escolher com qual tipo de pneu irão largar no domingo.

"Gosto de experimentar coisas novas e este formato pode trazer algumas surpresas. Como é um teste, tenho certeza de que a F-1 fará ajustes no formato para as outras duas corridas", disse Alonso, referindo-se aos GPs de Monza e Interlagos, que também seguirão essa programação. Isso, claro, se houve corrida no Brasil neste ano.

Sem mais delongas, vamos à programação do fim de semana, no traço fino do Pilotoons.

Este blogueiro volta aqui a qualquer momento, em edição extraordinária, com as primeiras imagens sobre o carro-conceito de 2022, que será exibido em Silverstone ainda nesta quinta-feira.

gpinglate - Pilotoons - Pilotoons
Programação do GP da Inglaterra
Imagem: Pilotoons