Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Hamilton quer evitar novela e busca renovação rápida com a Mercedes

Hamilton, que está na Mercedes desde 2013 e quer mais uma renovação de contrato com a equipe alemã - Formula 1 via Getty Images
Hamilton, que está na Mercedes desde 2013 e quer mais uma renovação de contrato com a equipe alemã Imagem: Formula 1 via Getty Images

Colunista do UOL

11/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Mundial de 2021 começou há menos de dois meses, disputou apenas quatro etapas até agora, mas seu principal personagem já olha para 2022.

Hamilton, em plena campanha pelo oitavo título e destruindo recordes a cada GP, não quer que se repita a novela da última renovação com a Mercedes. E já estipula um prazo limite para assinar o novo contrato: agosto.

"Não quero voltar à situação que vivemos em janeiro e fevereiro. Aquilo arruinou minhas férias de inverno e posso garantir que foi o mesmo para Toto em termos de não conseguir desligar e relaxar", disse o inglês em Barcelona, onde no domingo (9) obteve sua terceira vitória no ano e a 98ª na carreira.

"É claro que não precisamos apressar nada, mas temos que ser sensíveis e iniciar logo as conversas. Há pontos sempre muito complexos, então, espero que a gente comece a negociar logo e que isso não interfira no meu trabalho no campeonato. Ainda há 19 corridas pela frente, então, o ideal seria resolver isso antes da parada de meio de ano", completou o piloto da Mercedes.

Como de hábito, a F-1 programou um intervalo de quatro semanas sem provas em agosto, entre os GPs da Hungria e da Bélgica. É um período aguardado por toda a categoria para descansar após uma maratona inicial de 11 GPs. A temporada deste ano será a mais extensa da história, com 23 etapas.

Hamilton quer resolver sua vida antes disso para, enfim, aproveitar um pouco das férias.

Neste ano, ele não conseguiu. Seu antigo contrato com a Mercedes terminou no final de 2020, e as conversas para um novo acordo se arrastaram pelas semanas seguintes. O anúncio da renovação só veio no início de fevereiro e com direito a uma surpresa: foi por apenas uma temporada, o que suscitou rumores sobre a eventual aposentadoria do inglês ao fim do ano.

Pelo visto, não é o caso.

E, pelo visto também, desta vez as conversas serão mais fáceis.

A própria Mercedes já deu sinais de que também quer evitar uma nova novela.

"Não queremos ter outro ano tão estressante, disputando corridas e negociando ao mesmo tempo. Vamos gastar um ou dois dias juntos, trancar a porta e só sair quando tudo estiver resolvido", declarou Toto Wolff, chefe da equipe.

Hamilton está na Mercedes desde 2013. Disputou 8 temporadas pelo time alemão, conquistando seis títulos e 77 vitórias em 160 GPs disputados. Hoje é o recordista absoluto de poles e vitórias e neste ano pode superar Schumacher em campeonatos mundiais.

Suas declarações em Barcelona, porém, deixam claro que ele ainda quer mais.

Em algum canto de seu apartamento em Mônaco, Verstappen não deve ter gostado muito de ler essa notícia...