Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Programe-se: GP de Portugal

Integrantes da Williams, com Nicholas Latifi no meio, fazem reconhecimento da pista em preparação para o GP de Portugal - Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Integrantes da Williams, com Nicholas Latifi no meio, fazem reconhecimento da pista em preparação para o GP de Portugal Imagem: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Colunista do UOL

29/04/2021 10h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Recapitulando...

O primeiro GP de Portugal no circuito do Algarve, no ano passado, teve os hoje colegas Pérez e Verstappen batendo na primeira volta; início caótico, com chuva fina caindo; Hamilton, Bottas e Leclerc perdendo posições por estarem com pneus médios; Sainz passando todo mundo e liderando a corrida; Stroll fazendo lambança e batendo em Norris; Hamilton cruzando a linha de chegada em primeiro e batendo o recorde de 91 vitórias de Schumacher.

Foi uma das melhores etapas de 2020. Um minúsculo ponto positivo em meio à pandemia, uma prova que só aconteceu porque a FIA teve que redesenhar todo o campeonato.

O começo da história em 2021 foi parecido. Portugal não estava na primeira versão do calendário. Só entrou porque problemas políticos e a pandemia impediram a realização do GP do Vietnã.

A conclusão também tem tudo para ser parecida. Porque trata-se de um grande circuito. Um traçado de verdade, com variedade de curvas, com aclives e declives, com boas possibilidades de ultrapassagem e, neste ano, com uma segunda zona de DRS, entre as curvas 4 e 5.

Que fique no calendário. Sabemos que é o dinheiro que manda, mas seria bom que critérios técnicos também fossem observados de vez em quando. E o Algarve é melhor do que muito circuito com vaga cativa no calendário. Não merece continuar como tapa-buraco.

Vamos à programação do fim de semana, no traço fino do Pilotoons...

pilotoons - Pilotoons - Pilotoons
Programação do GP de Portugal de 2021
Imagem: Pilotoons