Topo

Eliana Alves Cruz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O cabelo crespo e a exclusão olímpica

Menino de 8 anos teve sua matrícula recusada por diretora de uma escola no Maranhão por causa de seu cabelo black power - Arquivo Pessoal
Menino de 8 anos teve sua matrícula recusada por diretora de uma escola no Maranhão por causa de seu cabelo black power Imagem: Arquivo Pessoal

08/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"E quando vou à praia alguém sempre diz pra mim
Teu cabelo é duro, entra água não
Se é impermeável isso é problema meu
Na verdade o que é duro é o seu coração"
O nego do cabelo bom - Max de Castro

Esta semana a Federação Internacional de Natação (FINA) se viu numa saia justa, ou melhor, em uma touca larga, quando um fabricante de material esportivo teve negado o pedido para uso nas Olimpíadas de Tóquio das toucas para cabelo crespo.

Após obedecer a todo protocolo necessário para inclusão do equipamento, a empresa teve seu pedido indeferido com a justificativa de "não se ajustam ao formato natural da cabeça". Um fragmento de regra para adoção de material que atletas de alto rendimento usam em grandes eventos. Regra fria para garantir que, em tese, o equipamento não confira vantagem a nenhum dos competidores.

O barulho foi grande e não foi à toa. Protestos vieram de todos os lados e a FINA soltou nota informando que irá rever o processo. A falta de oferta da indústria que veste quem pratica esportes para proteção dos cabelos afros é uma questão por si mesma e afastou da modalidade milhões de praticantes.

Os idealizadores da empresa --Michael Chapman e Toks Ahmed-Salawudeen-- disseram que cresceram sem aprender a nadar porque o esporte não era incentivado para pessoas como eles. O hipoclorito de sódio existente na água das piscinas causa mais danos aos cabelos crespos porque desidrata intensamente.

"Depois de conversar com nossas mães, irmãs, amigas e perceber a falta de trajes de banho adequados para nadadores com cabelos afro, tranças, locks ou qualquer tipo de cabelo volumoso, decidimos criar o nosso próprio", disseram à BBC.

Uma expressão estética do racismo entranhado no planeta é que talvez não exista característica física mais atacada no mundo que o cabelo crespo. As cabeleiras que na classificação dos cabeleireiros estão na categoria 4 (A, B, C). Um cabelo delicado, herança africana inequívoca, alvo do deboche e do desprezo das sociedades forjadas no padrão de beleza europeu. Um cabelo versátil, que pode adotar a forma de trança, dreads, black power em infinitos desenhos, alturas, texturas...

Com pele clara ou escura, quem possui um cabelo black sabe o que é o preconceito desde muito cedo, em todos os espaços de sociabilidade. Ataques a crianças como minha filha, por exemplo, que foi atacada e alvo de zombaria em um clube carioca, mal pôs os pés na piscina por causa do volume de seu cabelo.

A recusa ao material é, para dizer o mínimo, muita insensibilidade da instituição que comanda os esportes aquáticos em um mundo segregado, excludente e cruel. É fugir à responsabilidade que o esporte tem com a educação e não enxergar o caráter inclusivo que a iniciativa representa. É a contramão do tão decantado espírito olímpico. E a FINA é uma instituição da qual faço parte há uma década como jornalista esportiva, no grupo de mídia.

Que consigam rever suas posições, entender o papel que o esporte desempenha com as novas gerações e do exemplo que são para o mundo. Abaixo, a íntegra da nota da Federação Internacional de Natação.

"A FINA agradece os comentários e reações sobre o uso de toucas de natação "Soul Cap" nas competições da FINA.

A FINA está empenhada em garantir que todos os atletas aquáticos tenham acesso a trajes de banho adequados para a competição, onde esses trajes de banho não conferem uma vantagem competitiva. A FINA está atualmente revisando a situação com relação ao "Soul Cap" e produtos semelhantes, entendendo a importância da inclusão e representação.

Não há restrição para toucas de natação "Soul Cap" para fins recreativos e de ensino. A FINA agradece os esforços de "Soul Cap" e outros fornecedores para garantir que todos tenham a chance de desfrutar da água. A FINA também falará com o fabricante do "Soul Cap" sobre a utilização de seus produtos por meio dos Centros de Desenvolvimento da FINA.

A FINA espera incluir a consideração do "Soul Cap" e produtos semelhantes em iniciativas mais amplas destinadas a garantir que não haja barreiras para a participação na natação, que é um esporte e uma habilidade vital para a vida."