Topo

Diogo Silva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conheça 5 podcasts feitos por atletas e ex-atletas brasileiros

podcast - iStock
podcast Imagem: iStock

14/03/2022 16h42

As histórias contadas por jornalistas, blogueiros e youtubers distribuídas nas TVs, rádios, revistas e internet sobre o mundo do esporte não são mais as únicas fontes de notícias e fofocas sobre o que acontece com os atletas.

Está cada vez mais comum ver atletas e ex-atletas produzindo o seu próprio conteúdo e contando sobre bastidores que só eles sabem em podcast, videocast, canais no Instagram e YouTube.

Atletas americanos que jogam na NBA puxam essa fila, como por exemplo o programa Pull Up with CJ McCollum. O jogador CJ que atua no Portland Trail Blazers traz informações quentes do dia a dia dos astros da NBA.

No Brasil, está cada vez maior a participação de ex-atletas nas produções com histórias inacreditáveis.

Vamos aqui listar 5 canais de podcast feitos por atletas brasileiros.

1 - Resenha do Assunça

O ex-jogador de futebol Marcos Assunção, 45 anos, que teve passagem por vários times no Brasil sendo os principais Santos, Flamengo e Palmeiras. Ídolo do Roma, na Itália, onde jogou de 1999 até o ano de 2002, e pelo Betis, na Espanha, de 2002 até 2007. Assunção encerrou a carreira em 2016 jogando pelo Sampaio Corrêa.

A resenha do Assunça foi lançado em fevereiro de 2022, trazendo ex-jogadores de futebol que atuaram com Marcos Assunção pelo mundo ou amigos de futebol, sendo eles: Denilson, Zé Roberto, Amaral, Jukanalha e Tulinho, filho do Tulio Maravilha.

2 - Denilson Show

O ex-jogador de futebol Denílson, 44, que jogou pela seleção brasileira de 1996 a 2004 e hoje é comentarista da Band no programa jogo aberto de segunda a sexta. Denilson traz em seu podcast sua marca registrada esporte e humor.

O Denilson Show foi lançado em fevereiro de 2022 e já conta com a participação dos jogadores Tinga, Bebeto, o técnico Dorival Júnior e o influencer Fred.

3 - Central das Lutas

O ex-atleta de taekwondo Diogo Silva, 40 anos, campeão dos jogos pan-americanos de 2007, campeão mundial Universitário, Militar e duas vezes semifinalista olímpico em Atenas 2004 e Londres 2012.

Central das Lutas foi lançado em setembro de 2020, com 19 episódios até setembro de 2021. Em 2022, o programa gravado no Espaço Estalo ganha estúdio próprio e passa a levar os convidados de forma presencial.
O podcast fala sobre o mundo das lutas e já recebeu grandes lutadores como: Charles do Bronx, dono do cinturão dos leves no UFC, Raush Manfio, campeão do PFL, Hebert Conceição campeão olímpico de boxe, Patrick Teixeira, campeão mundial de boxe, Ketleyn Quadros, medalhista de bronze no judô nas Olimpíadas de Pequim e porta-bandeira dos jogos de Tóquio, Dr Bernardino, especialista em controle de doping, entre outros expoentes das modalidades olímpicas.

4 - O momento da Decisão

O skatista Sandro Dias, 46 anos, mais conhecido como Mineirinho, é uma das maiores referências do skate mundial, o rei dos 540. Mineirinho comandou o podcast patrocinado pela Red Bull em nove episódios, trazendo grandes estrelas do mundo do skate, dos games e de modalidades diversas.

O momento da decisão foi lançado em julho de 2021 e tiveram grandes convidados sendo os maiores destaques Leticia Bufoni, skate, Yndiara, skate, Yoda, games, e Henrique Avancini, mountain bike.

5 - Na praia delas

A surfista profissional Yanca Costa, 22 anos, e Érica Prado, 33 anos, que também é jornalista, trazem um podcast voltado para o universo feminino.

Érica Prado, que é apresentadora do canal Off e idealizadora da página surfistas negras, traz o melhor do mundo do surfe.

"Na praia delas" estreou em setembro de 2020 e discute sobre tudo, clima, melhores ondas, o acesso das mulheres no surfe. O programa tem também entrevistas com atletas e influenciadoras como em seu último episódio com Fernanda Bahia a criadora da Manasurf.