Topo

Diogo Silva

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pós-carreira: COI oferece bolsas de até R$ 32 mil para atletas olímpicos

03/02/2021 13h00

Até amanhã (4), atletas olímpicos estão participando do Workshop Power Up Your Future (Potencialize seu futuro, em tradução livre), organizado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e pelo grupo Athlete 365 e ministrado pela atleta portuguesa Susana Feitor, da marcha atlética.

Susana tem 46 anos, foi três vezes bronze em mundiais e participou de cinco edições olímpicas: Barcelona-92, Atlanta-96, Sidney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008. São 119 participantes, entre professores, treinadores e atletas da língua portuguesa, do Brasil a Cabo Verde, na África.

Quem participou teve a chance de interagir com Susane, que está em Portugal, e com atletas espalhados pelo mundo em seus treinos e competições. Grandes referencias olímpicas brasileiras, como Ana Sátila, da canoagem slalom, Luciano Correia, do judô, e Duda Amorim, do handebol, estão participando.

Susana é o exemplo que nós, atletas, desejamos no Brasil. Depois de encerrar a carreira, a portuguesa foi presidenta da Comissão dos Atletas, membro executivo do Conselho Nacional do Desporto e chefiou duas missões de Portugal nas Universíades, os jogos universitário.

Susana também é licenciada em gestão de organizações desportivas e formadora líder para a língua portuguesa no programa Athlete 365 Career. Ela é membro da organização, que é a comissão dos atletas do COI. Esse grupo tem 17 membros, todos de países diferentes, e conta com estrelas globais, como a campeã olímpica do salto com vara Yelena Isinbaeva.

Foi baseado nesse grupo que nasceu, em 2009, a Comissão dos Atletas do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Existem cerca de 200 comissões assim espalhadas pelo mundo. As principais potências esportivas trabalham junto com seus atletas para potencializar resultados e democratizar o acesso à informação.

Dentro da plataforma educacional do COI, existem programas para carreira do atleta, que possibilitam oportunidades de bolsa de estudo financiada pela solidariedade olímpica, com valores de até 5 mil euros (no câmbio de hoje, cerca de R$ 32 mil) para estudar na Executive Master of Arts Olympic Studies, ministrado pela German Sport University, em Cologne, Alemanha. Ou seja: existe incentivo para que atletas olímpicos sigam estudando e ainda recebendo para isso. Para aproveitar essas oportunidades, porém, o atleta precisa ter uma bagagem acadêmica desenvolvida e falar e escrever em inglês fluentemente.

Por esse, entre outros motivos, é necessário investir na educação.

A capacitação, com workshop, palestras e cursos rápidos de forma remota, foi o meio encontrado pelo COI e pelo COB para preparar atletas para o pós-carreira. Entendo que a transição é um momento extremamente delicado para quem se dedicou por quase 20 anos a alta performance.

A maioria dos cursos são realizado em inglês, mas todos os meses surgem oportunidades em outros idiomas, como árabe, russo, espanhol, francês e português.