Topo

Diego Garcia

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Primeira-dama Janja vai à Justiça contra conselheiro do Corinthians

Primeira-dama Janja fala durante evento - Agência Brasil - Janja
Primeira-dama Janja fala durante evento Imagem: Agência Brasil - Janja

Colunista do UOL

19/01/2023 16h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, foi à Justiça contra Manoel Ramos Evangelista, o Mané da Carne, conhecido conselheiro do Corinthians, com um pedido de R$ 50 mil em danos morais.

No processo, Janja quer uma indenização por uma postagem de Manoel nas redes sociais, onde ele a chama de "putana".

"Vamos aguardar esses anos com o sapo barbudo e a putana da janja e os quarenta ladrões juntos", escreveu o conselheiro do Corinthians, referindo-se também ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na mesma rede social, Mané da Carne, ao ser questionado, ainda respondeu a outro comentário a ofendendo novamente: "Por acaso eu menti? Futura primeira-dama só se for sua, seu esgoto, lixo, laranja do sapo barbudo".

A defesa de Janja afirmou que o conselheiro atacou a honra da socióloga ao propagar ofensas machistas e misóginas em páginas públicas que "ofenderam não apenas a autora do processo, mas também todas as mulheres".

Ainda apontou que a primeira-dama foi submetida a um vexame, pois a fala misógina foi destaque na mídia nacional.

Além da indenização, Janja pede que Mané da Carne se retrate publicamente dos comentários e ainda publique a sentença, caso seja favorável à socióloga, na íntegra em suas redes sociais.

A informação foi publicada primeiramente pela Veja e confirmada pela coluna, que teve acesso ao processo.

À coluna, Mané da Carne se disse arrependido: "Só estou arrependido das declaração infeliz que digitei. Não é verdade o que declarei. Peço desculpa a todos", disse o conselheiro.