Topo

Diego Garcia

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Neymar vai à Justiça contra Zélia Duncan após ser criticado

Neymar em ação pelo PSG durante clássico contra o Olympique de Marselha - Eric Gaillard/Reuters
Neymar em ação pelo PSG durante clássico contra o Olympique de Marselha Imagem: Eric Gaillard/Reuters

Colunista do UOL

28/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O atacante Neymar foi à Justiça contra a cantora Zélia Duncan pedindo explicações contra críticas feitas pela artista no Twitter no mês passado.

Os advogados do jogador do PSG deram 48 horas para a compositora responder a um questionamento com 11 perguntas referentes a um tweet onde Zélia diz, entre outras coisas, que Neymar é "uma decepção".

"Não sou de futebol, mas Neymar me parece até agora uma promessa como atleta e uma decepção como cidadão. Quer respeito? Dê-se a ele e mostre serviços. Ah, e pague seus impostos!", teria escrito a artista, no dia 10 de setembro.

Segundo o processo, os advogados do atleta enxergaram no tweet de Duncan afirmações que podem indicar "lesão à honra de Neymar Júnior, possivelmente difamando-o", além de considerarem que as palavras "ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e delas podem ser inferidos potenciais reflexos penais". Por isso, abriram o pedido de explicações contra a cantora.

Neymar quer que a artista confirme que fez a postagem, pergunta a razão de a ter apagado posteriormente e explicações do que quis dizer quando afirmou que o atleta seria uma "decepção como cidadão".

"Em quais elementos objetivos e concretos a requerida (Zélia Duncan) se baseou para essa conclusão sobre a pessoa do requerente (Neymar), enquanto cidadão?", questionam os advogados do atleta.

Entre os demais questionamentos, o atleta quer saber se Duncan não tem respeito por ele e ainda em quais elementos concretos se baseou para falar sobre seus impostos.

"A requerida teve acesso aos autos de algum procedimento administrativo fiscal, de alguma ação de execução fiscal ou de algum procedimento ou processo de outra natureza para poder fazer referida afirmação e publicá-la em sua rede social?", perguntam os representantes do jogador.

Os advogados de Neymar falam em possível crime de difamação e questionam se a artista gostaria de aproveitar o processo para se retratar das afirmações, apresentando desculpas formais ao atleta a serem reproduzidas nas mesmas redes sociais.

O jogador ainda pediu segredo de Justiça no processo.

Segundo o estafe de Zélia Duncan, a cantora ainda não tem conhecimento sobre processo algum. A artista ainda não foi citada na ação.