Topo

Diego Garcia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Covid na Venezuela é piada pronta do circo de Bolsonaro e Conmebol

Colunista do UOL

13/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os 11 casos de covid na delegação da Venezuela, que enfrenta a seleção brasileira neste domingo, são a piada pronta de mais um capítulo do circo promovido pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante a pandemia de covid-19. Desta vez, com sua mais nova parceira, a obscura Conmebol.

Para permitir que a palhaçada da Copa América continue, a entidade deixou que a Venezuela convocasse outros 15 atletas de última hora. Na véspera da estreia na competição. A mesma Conmebol patética que dias antes obrigou o River Plate a atuar sem goleiro na Copa Libertadores.

O time argentino não teve a mesma piedade da confederação. Por sorte e raça, acabou fazendo história ao vencer o Santa Fé com o meio-campista Enzo Pérez improvisado no gol. Na Copa América, porém, a Conmebol achou bacana fazer diferente.

Parece que vale tudo para que a insignificante competição continental seja realizada. Ninguém está nem aí para a Copa América, mas a Conmebol toma todas as atitudes possíveis para que o torneio aconteça. Coisa que Bolsonaro adora.

Foi do presidente o aval para que a bizarrice seja no Brasil. Também citou a Copa América no Brasil como uma realização de seu governo. Bolsonaro achou lindo sediarmos um torneio que foi retirado da Argentina por causa da situação grave da pandemia.

Os argentinos têm 85 mil mortes por covid. No Brasil, já são 485 mil, 5,7 vezes mais. A população brasileira é 4,7 vezes maior. A média de mortes por aqui chega a 2.273 por milhão de habitante. Na Argentina, 1.866. Os números falam por si só.

O presidente justifica o torneio por estarem ocorrendo jogos de Libertadores e Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Nenhum deles deveria estar acontecendo, isso é um fato. Mas não é porque estão que temos que aceitar torneios que nem aqui seriam.

A Copa América deveria ser um campeonato festivo, nem vaga para a Copa vale. Mas o Brasil tem 2 mil mortes por dia, e a América do Sul padece com a pandemia - já são quase 1 milhão de mortes por covid entre os países participantes do torneio. Diante de tudo isso, existe motivo para celebração?

Ainda mais enquanto o governo tem prazer em atuar ao lado do vírus, minimizado a máscara e promovendo remédios ineficazes? Bolsonaro levou minutos para responder a mensagem de Conmebol e CBF para promover a Copa América, mas ignorou dezenas de e-mails de vacina. Tivesse respondido, quem sabe não poderíamos estar felizes em promover jogos de futebol?

A delegação da Venezuela viajou com todos os membros com o PCR negativo, segundo Jorge Pagura, médico da CBF. Não adiantou nada, com os 13 infectados e o caos instaurado. Mais casos do tipo vão ocorrer em solo brasileiro enquanto o torneio ocorrer. E a covid-19 continua jogando solto no Brasil. Com Bolsonaro de técnico.