Topo

Diego Garcia

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Tite deve garantir seleção na Copa do Mundo se vencer 4 de 12 jogos

Tite, técnico da Seleção - Reprodução/CBF
Tite, técnico da Seleção Imagem: Reprodução/CBF

Colunista do UOL

09/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil deve garantir participação na Copa do Mundo de 2022 se vencer pelo menos quatro dos próximos 12 jogos que tem pela frente nas Eliminatórias Sul-Americanas. É o que mostram as tabelas de classificações desde que o torneio é disputado no atual formato.

O histórico mostra que o máximo de pontos que um quarto colocado teve nas Eliminatórias, se analisadas apenas as edições disputadas com 10 participantes e em turno e returno, foram 30, pontuação que o Brasil alcança se vencer apenas mais quatro jogos.

Mas é provável que a vaga seja assegurada com menos pontos ainda. Nas Eliminatórias de 2018, a Colômbia, somou 27. Em 2010, a Argentina fez 28. Mesma pontuação do Paraguai, em 2006. Todos eles ficaram na quarta colocação, garantindo participação na Copa.

A exceção foi a seleção paraguaia das Eliminatórias de 2002, que somou 30 pontos. Foi a maior pontuação de um quarto colocado nos torneios disputados com 10 participantes e jogos de ida e volta. Nessa edição, por sinal, o Brasil também fez 30 pontos, sua pior campanha. E conquistou o penta na Copa.

Nos torneios de 2014 e 1998, o Brasil não participou porque já tinha vaga garantida, o que reduziu para 9 o número de participantes nas Eliminatórias. Diante dessas circunstâncias, os últimos classificados diretos chegaram a 25 pontos (Equador e Chile, respectivamente).

Nesta terça, o Brasil derrotou o Paraguai e quebrou jejum de 35 anos sem vencer o time local em Assunção. E a seleção teve atuação eficiente, com Neymar abrindo o placar ainda aos 3 minutos do primeiro tempo, aproveitando sobra na grande área.

O jogo ficou menos movimentado depois de alguns minutos, com Richarlison tendo um gol anulado pelo bandeirinha --e confirmado pelo VAR. No segundo tempo, Paquetá voltou na vaga de Fred, e foi dele o gol, no fim da partida. O Brasil ainda perdeu chances com Marquinhos e Neymar.

A vitória levou o time do técnico Tite a 18 pontos, com 100% de aproveitamento na competição atual, vencendo seis de seis jogos. Mais do que isso, desde que o treinador assumiu, a seleção venceu 16 de 18 partidas nas Eliminatórias, ainda invicto.

O Brasil de Tite tem 50 pontos em 54 disputados em Eliminatórias. É muito mais que a Argentina, segunda colocada na soma de pontos dos últimos 18 jogos, que coincidem com a entrada do técnico brasileiro. Logo em seguida vêm Uruguai e Peru, com 26 cada.

De acordo com o colunista Rodolfo Rodrigues, no geral, Tite tem a segunda melhor média de pontos pela seleção brasileira desde 1914. No total, são 54 partidas, com 40 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas, com 80,2% de aproveitamento.

Melhor que ele, entre aqueles com pelo menos 10 jogos à frente da seleção, apenas João Saldanha, que antes da Copa de 1970 somou 90,9% dos pontos, com 10 triunfos e um revés.