Topo

Diego Garcia

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Corinthians honra a camisa ao ajudar o Palmeiras

Colunista do UOL

09/05/2021 18h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians honrou sua camisa neste domingo ao não facilitar para o Novorizontino, vencer por 2 a 1 mesmo com um time repleto de reservas e ajudar o Palmeiras a se classificar às quartas de final do Campeonato Paulista. O resultado, aliás, pode ter selado um Derby na semi da competição.

Por si só, a situação do Corinthians já era uma "sinuca de bico": se ganha, há quem reclamaria por ter dado uma mão ao seu grande rival; se perde, diriam que perdeu de propósito para ferrar o Palmeiras. Já que era assim, que fizesse seu papel em campo. E fez, mesmo com um time B. O destaque ficou para a boa estreia de Mandaca, autor do gol da vitória. Fábio Santos, de pênalti, fez o primeiro.

O Corinthians havia acabado de sofrer o gol de empate, no início do segundo tempo. No ar, ficou aquela sensação: "será?". Afinal, mais um do Novorizontino eliminaria o Palmeiras do estadual. Mas durou pouco, só dois minutos. O estreante Mandaca, de cabelo raspado pelo "batismo" sofrido pelo elenco antes de sua primeira partida entre os profissionais, aproveitou escanteio bem batido por Mateus Vital, que desviou na cabeça de Fábio Santos e encontrou a testa do camisa 44.

No fim das contas, convenhamos, a eliminação do Novorizontino é mais culpa do clube do interior do que do Corinthians, já que perder para um time grande fora de casa é comum. Mas a equipe de Novo Horizonte somou só dois pontos nos últimos 12 possíveis e deixou o Palmeiras, que com calendário apertado jogou a maior parte do estadual com reservas e garotos das categorias de base, renascer no torneio.

O resultado, inclusive, pode até ter selado um Derby nas semifinais do estadual. Antes disso, ambos ainda têm compromissos pelas quartas. O Corinthians pega a Inter de Limeira, em casa, e o Palmeiras o bom Red Bull Bragantino, fora. Parada mais difícil para o time alviverde, visitante. Aí, neste caso, pode acontecer o paradoxo de um rival ter ajudado o outro, mas ser eliminado pelo mesmo na sequência. O que seria perfeitamente normal, já que o time de Abel Ferreira vive fase muito melhor e não perde há cinco jogos para o adversário.

Com Mancini no comando, aliás, o Corinthians não se deu bem no clássico contra seu grande rival neste ano: levou uma goleada por 4 a 0, pelo Brasileiro, e empatou por 2 a 2, pelo Paulista. Do jeito que vem jogando o time alvinegro, nada indica que poderia vencer o rival se este atuar com força máxima. Mas clássico é clássico.

Vale lembrar que situações inversas à ocorrida neste domingo fazem parte da história dos clássicos paulistas. Como em 1988, quando o Palmeiras venceu o São Paulo e ajudou o Corinthians a ir para a final do Campeonato Paulista. O time alvinegro acabou campeão na sequência, ao derrotar o Guarani.

No ano passado, o São Paulo também deu uma mão ao mesmo Corinthians, ao vencer o Guarani e ajudar o rival a se classificar. E o Majestoso só não ocorreu na semi porque o time tricolor caiu antes, para o Mirassol. O alvinegro foi à final, mas perdeu o tetra inédito para o Palmeiras. Que neste ano continua vivo na briga pelo bi, graças ao arquirrival

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL