Novo calendário do Brasil tem melhorias, mas desrespeito à Data Fifa segue
Ler resumo da notícia

O novo calendário do futebol brasileiro apresentado hoje pela CBF traz melhorias claras, mas um dos grandes problemas que persegue os clubes vai continuar e isso foi confirmado pelo próprio diretor de competições, Julio Avellar.
Qual é ele? O desrespeito à Data Fifa. Os times que tiverem atletas convocados continuarão tendo jogos no dia seguinte ao término dos encontros de seleções. Temos um exemplo bem prático e que acontece em 14 dias.
Os convocados para a Data Fifa de outubro disputam a sua última partida com as seleções no dia 14 de outubro. No dia 15, o Brasileirão já tem rodada marcada. O Palmeiras enfrenta o Red Bull Brangantino, o Flamengo pega o Botafogo e o Cruzeiro tem o Atlético-MG como desafio. Isso só para falar dos candidatos ao título.
Esse problema vai continuar com certeza para 2026 e provavelmente seguirá em 2027 e 2028, como admitiu a própria CBF. Teremos uma visão mais clara quando o calendário for detalhado mês a mês.
Em contrapartida, a Copa do Brasil muda o formato de classificação e ajuda os times que não estão na Libertadores. Os times da Série A só entram na 5ª fase, em formato semelhante ao que acontece atualmente para os classificados para a competição sul-americana.
A diminuição do Estadual também é uma boa medida, mas o início deles previsto para o dia 11 de janeiro ainda dificulta a disputa de uma pré-temporada completa, como é de desejo dos comandantes, a não ser que os clubes optem por começar a preparação em dezembro.
Outro acerto é também tirar os times que estarão na Libertadores das competições regionais, como a Copa Nordeste e a recém-criada Copa Sul-Sudeste.





























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.