Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Como Arena Barueri é centro de novo episódio da briga entre Leila e FPF

A Arena Barueri é o centro do novo episódio da briga de bastidores que tem Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Reinaldo Carneiro, presidente da Federação Paulista de Futebol, em lados opostos.

No dia 20 de maio, a FPF divulgou no seu site oficial a portaria de número 124, que diz que o estádio que tem a concessão feita pela empresária está vetado para jogos por causa de obras. O documento é assinado pela diretora de Segurança, Infraestrutura e VAR, Marina Tranchitella. Esse veto só serve para partidas organizadas pela FPF.

Leila Pereira vê a atitude como uma retaliação de Reinaldo Carneiro Bastos pelo fato de ela ter apoiado a candidatura de Samir Xaud à presidência da CBF. O mandatário da entidade paulista também queria esse cargo.

A FPF nega a retaliação (veja nota oficial no fim do texto). Ela alega que vetar e autorizar estádios é algo comum no dia a dia da Federação Paulista e que a Arena Barueri não pode receber jogos sem público, porque isso fere o regulamento da competição, que obriga que todas as partidas receba torcedores, salvo em casos de punição por órgãos superiores, como o TJD ou a Justiça. Segundo eles, o veto cairá tão logo as obras acabarem.

Nos 21 dias deste mês, já foram publicadas portarias em uma espécie de BID dos estádios, 12 portarias abrindo e fechando os portões de estádios por diferentes motivos. Atualmente, o Pacaembu está vetado por falta de documentação, por exemplo.

No dia 16 de maio, um documento enviado por Leila Pereira para a Federação avisava que o estádio passaria por obras e reconhecia que não poderia receber público. O arquivo ao qual a coluna teve acesso leva fotos de todas as obras que a Arena Barueri e seus respectivos prazos.

As lanchonetes passarão por reforma que tem como prazo para terminar o dia 5 de junho. Os banheiros ficarão interditados até o dia 30 do mesmo mês. Há, ainda, duas reformas em setores das arquibancadas com prazos diferentes: 15 e 30 de junho.

O próprio laudo feito pelo Palmeiras indica que a presença de público não é recomendada por "riscos de cortes" e "risco de queda", inclusive com fotos das áreas que oferecem os riscos.

Ocorre que, mesmo em obras, o estádio recebeu uma partida do Palmeiras contra a Ferroviária pelo Paulistão feminino. O clube divulgou no dia 13 de maio, véspera do jogo, que a partida ocorreria em Barueri sem a presença de público por causa das obras. No dia 14, o jogo foi disputado normalmente.

A Federação Paulista alega que só soube oficialmente das obras no dia 16 por causa do documento enviado pelo Palmeiras. O clube, inclusive, deve receber advertência por ter descumprido o regulamento geral das competições, uma vez que só informou a entidade das obras depois de elas terem começado e depois de ter recebido um jogo.

A proibição não afetará o time masculino do Palmeiras, uma vez que o time joga como mandante mais três vezes até a pausa do Mundial e todas elas no Allianz Parque, contra o Ceará, pela Copa do Brasil, contra o Flamengo, pelo Brasileirão, e contra o Sporting Cristal, pela Libertadores.

O time sub-20 disputa o Paulista e não poderia jogar em Barueri. Este caso, no entanto, não deve gerar problemas, uma vez que o próprio clube prefere mandar as suas partidas na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, como aconteceu na última partida contra o Água Santa.

Já o time feminino poderá jogar em Barueri as partidas do Brasileirão, como a de amanhã contra o Cruzeiro. Já as partidas do Paulistão não poderão ser jogadas por lá.

Nota oficial da FPF:

A Federação Paulista de Futebol esclarece que recebeu ofício da Sociedade Esportiva Palmeiras, no dia 16 de maio, informando que a Arena Barueri passa por obras e que o estádio está impossibilitado de receber jogos com público, ao menos até o final de junho. De acordo com o Regulamento Geral de Competições da FPF (Art. 8º), não é permitida a realização de partidas sem a presença de público. Desta forma, a FPF publicou em seu site portaria vetando a realização de partidas de competições organizadas pela FPF na Arena Barueri enquanto esta restrição de público ocorrer. Tão logo esta questão seja solucionada, o estádio será novamente liberado para jogos de competições paulistas. Entretanto, vale ressaltar que não há veto para os jogos organizados pela CBF, que não tem restricões a partidas com portões fechados.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.