Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Palmeiras não vai à reunião sobre a CBF e irrita FPF e até aliados de Leila

39 clubes se reuniram neste sábado para debater qual seria a posição deles no processo eleitoral da CBF. Entre todos os clubes das duas primeiras divisões, apenas um não compareceu: o Palmeiras.

A decisão irritou a Federação Paulista de Futebol, que tenta viabilizar a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, e também os aliados de Leila Pereira no clube, tanto no conselho quanto na diretoria.

Os críticos a ela afirmam que a dirigente sempre foi entusiasta da união de clubes para que eles tenham mais protagonismo nas decisões que determinam o rumo do futebol brasileiro. Ela também sempre pediu transparência e, agora, não se manifesta em um momento em que as federações tentam conduzir o processo.

Leila não fala oficialmente sobre o tema. Aos que questionaram, ela disse que entende que ainda não é o momento de se manifestar. Há recursos pendentes e, inclusive, o presidente Ednaldo pode retomar o posto. Ela defende que é preciso ter calma para tomar a melhor decisão para o futebol brasileiro.

Ela ainda lembrou que em dezembro de 2023 houve uma corrida eleitoral inócua. Muito se discutiu, candidatos foram lançados e não houve eleição.

Vale lembrar que Leila Pereira esteve ao lado de Ednaldo Rodrigues no Congresso da Fifa nos últimos dias. Ela se aproximou muito do dirigente, especialmente nesta temporada. Ela sempre se manifestou a favor do cartola nos últimos meses.

Além do Palmeiras, não assinaram o manifesto a favor de Reinaldo Carneiro Bastos outros sete times: Grêmio, Athletic, Volta Redonda, Botafogo, Vasco, Paysandu e Remo. Eles, no entanto, participaram das discussões.

Samir Xaud, presidente da Federação de Roraima, é outro que tenta assumir a cadeira de Ednaldo e tem o apoio de 22 das 27 federações, mas ainda não conseguiu o apoio oficialmente de cinco clubes, o que ainda inviabiliza a oficialização da sua candidatura. A tendência é que pelo menos Remo, Paysandu e Vasco o apoiem.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.