TikTok traz cases europeus e tem efeito Ney para ganhar futebol brasileiro
Ler resumo da notícia

O TikTok tem trabalhado para aumentar a sua aceitação no futebol brasileiro. Com cases de sucesso na Europa, a plataforma quer convencer times e federações do país que a sua plataforma é uma excelente oportunidade não só de crescimento em imagem, mas também em termos financeiros. E o boom com Neymar vem na hora certa.
No mês passado, a empresa organizou o TikTok Futebol Clube e trouxe para painéis de discussões em São Paulo os casos de sucesso da Juventus, da Itália, que se destacou pelo crescimento do time feminino, e também da La Liga, que usa o ecossistema para criar conteúdos que também trazem retorno em termos de monetização.
A líder de parcerias do TikTok no Brasil, Luciana Galastri, tem mantido conversas com clubes e federações e apresenta números relevantes fora do Brasil. O Real Madrid, por exemplo, tem 56,2 milhões de seguidores, além de todo o seu elenco somado que representa 68 milhões de seguidores.
Um levantamento publicado no começo do mês pelo Ibope mostra que o Flamengo é o time mais popular do país na plataforma e conta com "apenas" 9 milhões de seguidores, enquanto tem 13 milhões no Facebook, 11 milhões no Twitter e quase 22 milhões no Instagram.
"Todos os clubes da Série A têm conta e queremos encorajá-los a enxergarem o TikTok como uma comunidade. Todos eles têm criadores apaixonados e que consomem muito. Somos uma plataforma diferente das tradicionais, como mostram as pesquisas. O nosso usuário fica em torno de 1h30 por dia consumindo conteúdo e quando os clubes entendem como engajar com a torcida, usando vozes novas, o crescimento é impressionante", afirmou em entrevista à coluna.
A hashtag #futebol conta com mais de 9 milhões de publicações e o exemplo de sucesso recente foi a chegada de Neymar, que impulsionou o Santos de uma maneira sem precedentes.
Quase 50% do crescimento do Santos nas redes sociais teve origem no perfil oficial do clube no TikTok, plataforma onde a equipe da Vila Belmiro liderou o crescimento de fevereiro, atingindo a marca de 6,2 milhões de seguidores e agora detém do segundo maior perfil entre os 50 clubes na plataforma, só atrás do Flamengo. Na semana do anúncio do retorno de Neymar, a #Santos teve um aumento de quase 300%.
"O TikTok traz essa força de comunidade que fala do esporte. Quase 70% dos nossos usuários consomem conteúdo de esporte e temos mais de 1 bilhão de usuários. Imagina essa força", destacou Galastri.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, coloca surfar essa onda como uma das prioridades de sua gestão. "Estamos investindo nas redes sociais do clube desde o início da gestão, antes mesmo do retorno do Neymar. Obviamente que sua chegada contribuiu muito para que pudéssemos aumentar os números, principalmente no Instagram e TikTok. O papel da torcida também é fundamental nesses casos, pois o santista é muito engajado com tudo que o clube promove. Olhamos para o restante da temporada com otimismo com relação a esse crescimento e vamos trabalhar para aumentar ainda mais essa marca", explicou.
A plataforma fez parcerias recentes com o Comitê Olímpico Internacional, com a Conmebol e até com a CazéTV, todos gerando conteúdo original que podem aumentar o consumo da marca dos campeonatos e, consequentemente, geram mais lucro. Não existe mais a imagem de TikTok ser só dancinha, segundo a líder de parcerias no Brasil.
"A gente chega na mesa e mostra a potência para esses momentos;. Não existe mais essa visão de dancinha. O que existe hoje é uma discussão de qualidade, sobre o criador de conteúdo. Hoje não existe mais a percepção pela força que tem nas marcas e campeonatos", finalizou.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.