Atenção: teremos guerra de bastidores por datas da estreia do Brasileirão
Ler resumo da notícia

A CBF divulgou ontem (7) a tabela detalhada da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. E adivinha o que já dá para prever? Problemas com datas e guerras de bastidores que poderão piorar com a divulgação da fase de grupos da Libertadores.
O primeiro grande entrave é o Campeonato Paulista. A final estava inicialmente prevista para o dia 27 de março, para minimizar os impactos dos times que terão jogadores convocados para as Eliminatórias da Copa, com a Data Fifa terminando dia 25.
No documento que distribui a primeira rodada, a CBF diz que obrigatoriamente os estaduais terão de terminar no dia 26. Por que isso? A primeira rodada do Brasileirão está marcada para o dia 28, um sábado. Ou seja, se a final do Paulistão fosse no dia 27, uma quinta, os times não teriam condições de jogar no sábado.
E a primeira rodada do Brasileirão tem dois potenciais finalistas do Paulistão jogando justamente no sábado. O Palmeiras enfrenta o Botafogo, em casa, e o Corinthians joga contra o Bahia, fora de casa.
Classificação e jogos
A solução mais "simples" seria colocar um dos dois jogos para domingo. No caso corintiano, não haveria um problema maior, mas, para o caso palmeirense, o domingo é impossível, uma vez que a capital paulistana terá jogo do São Paulo nesse dia marcado para 16h, contra o Sport. A Polícia Militar não permite dois jogos de times rivais no mesmo dia na mesma cidade.
Uma alternativa seria jogar o Tricolor para a segunda-feira, com o Palmeiras para domingo. A solução precisaria de uma alteração da grade de TV, com a Globo transmitindo sua partida no domingo e o Sportv no Morumbi na segunda-feira.
A princípio esse seria o movimento mais fácil, mas a briga ainda está longe de acabar. A Libertadores terá a sua primeira rodada da fase de grupos nessa semana, começando na terça-feira e indo até quinta-feira.
Se o São Paulo for colocado na quarta-feira, obrigatoriamente ele teria de jogar no domingo. O que inviabilizaria Palmeiras e Corinthians nesse dia. E consequentemente inviabilizaria uma final de Estadual no dia 27 caso um dos arquirrivais se classifiquem. Uma outra mudança seria o São Paulo no sábado, com o Palmeiras no domingo. Mas e se o Tricolor estiver na final do Paulista na quinta?
Ou indo além disso: e se o Botafogo tiver partida da Libertadores na terça-feira? Ele teria que jogar sábado de qualquer jeito. A mesma coisa com o Bahia ou Corinthians, na Libertadores ou na Sul-Americana. Eles se enfrentam na estreia do Brasileirão, mas também terão compromissos marcados para a semana seguinte no calendário sul-americano.
Isso significa que uma final de Paulistão poderia ser disputada no dia 26 sem nomes de possíveis convocados como Estêvão e Memphis Depay.
Por conta disso, a final dos sonhos para que a tabela não sofra nenhuma alteração seria São Paulo x Santos. Com os dois jogando no domingo, a final do Paulistão seria disputada normalmente na quinta (27), com ambas as equipes estreando no Brasileirão três dias depois.
Há outros casos como o Estadual do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul que não deve sofrer impacto, já que a final será disputada ainda antes da Data Fifa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.