Danilo Lavieri

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ReportagemEsporte

Quem são jogadores do Fla mais usados em ação de patrocinador na Globo?

A final da Supercopa do Brasil foi marcada por uma ativação de marketing da Shopee, novo patrocinador do Flamengo, em plena transmissão da TV Globo, com participação de Luis Roberto, Caio Ribeiro e Roger Flores.

Na ocasião, os torcedores poderiam usar um cupom de R$ 25 de desconto que estava na parte de trás do uniforme, com o nome de cada jogador no duelo com o Botafogo. Ao todo, mais de 200 mil cupons foram ativados. Sabe quem foram os mais utilizados? Segundo soube a coluna, foram Bruno Henrique, Gerson, Gonzalo Plata, Wesley e Agustín Rossi.

Além disso, as redes sociais da empresa tiveram mais de 8 milhões de impressões e ganharam mais de 100 mil seguidores, como destacou o head de marca e live commerce, Rodrigo Farah. "A iniciativa reforça a estratégia da Shopee de conectar-se à paixão nacional pelo futebol. Operamos uma ação 360° com ativações dentro de campo, mídias online e offline, além de toda a imersão que proporcionamos aos usuários com benefícios exclusivos de desconto".

Os especialistas elogiam a iniciativa e destacam que a empresa conseguiu driblar um desafio comum no mundo do futebol no Braisl: ir além da exposição do uniforme. Não adianta colocar um caminhão de dinheiro para estar na camisa, mas não saber explorar a relação com o torcedor e transformar isso em retorno financeiro e de imagem para a empresa.

A Shopee ainda aproveitou o fato de anunciar na Globo para expandir a ação fazendo um anúncio no intervalo da jogada. Esse tipo de ação tem sido cada vez mais comum nas transmissões da emissora.

"Ao ativar o patrocínio oferecendo cupons de desconto de forma criativa em um jogo de grande audiência, a Shopee não só chama atenção pela criatividade, virando assunto nas redes sociais criando reconhecimento de marca, como estimula vendas imediatas, explorando de maneira inteligente a parceria com o Flamengo", explica Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

"Patrocinar e não ativar é rasgar dinheiro. Não existe uma métrica exata, mas sempre sugiro para as marcas reservarem cerca de 30% da verba de patrocínio para ativações, é a hora de provocar conversas, conectar com o público e, no final, gerar receita com a conversão em vendas, afinal, qual marca não precisa ou quer vender mais?", indaga Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

"A idéia de usar os números da camiseta como desconto não é inédita, o Fluminense de Feira, por exemplo, realizou algo similar anos atrás. O que me parece inédito nessa ação é o de alinhar com a Globo a ativação. Ações como essa podem ajudar a estimular o mercado publicitário", explica Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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