Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Dia da Transparência no Corinthians é muito bom na teoria. Mas e a prática?

O Corinthians foi exemplar na ideia de fazer o seu Dia da Transparência. Deveria ser obrigatório em todos os clubes apresentações desse tipo, não por causa da imprensa, mas por conta dos torcedores. O futebol hoje é um negócio bilionário só por causa da paixão de quem o consome. Eles merecem explicações. Palmas para a gestão.

Os montes de slides e números apresentados carregam uma boa ideia, planos muito otimistas e algumas maquiagens para tentar jogar parte da responsabilidade do rombo para a gestão passada. Mas a questão é: vai se transformar em realidade?

Adianta falar que a janela no mercado deste ano teve um superávit, mas depois mostrar que os juros são corrosivos? Adianta falar do superávit na janela, mas esconder o aumento da folha salarial? Adianta falar do superávit, mas não lembrar que boa parte dessas vendas nem chegam a entrar no clube por causa de bloqueios na Justiça?

É responsável você admitir que não trabalha com a possibilidade de a Esportes da Sorte não conseguir pagar Memphis Depay mesmo com a empresa sob investigação? Você pode dizer que é leal com a patrocinadora ficar ao lado dela no momento de dificuldade, mas é responsável financeiramente falando?

De novo: a ideia de apresentar as contas, ainda que com algumas pegadinhas, é muito boa. E é melhor do que quase todos os clubes fazem aqui no Brasil. Mas precisaremos ver se isso vai adiante. Se as ideias serão colocadas em prática, se os planos se transformarão em realidade e se a transparência continuará mesmo se tudo der errado.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes