Vasco tem desafio de rentabilizar sucesso de Coutinho fora dos gramados
A chegada de Philippe Coutinho ainda não surtiu efeito dentro de campo, mas tem cumprido um efeito importante fora dele. O impacto sentido que pode trazer ganho financeiro é o aumento do programa de sócio-torcedor, mas há outros que ainda são um desafio para o Vasco conseguir rentabilizar.
Após o anúncio do meia, o clube registrou aumento de quase 20 mil novos torcedores, chegando a um total de 53 mil associados. O crescimento registrado foi o maior desde 2019 e também teve o impacto do desconto oferecido de 30% para novos cadastros.
Existe também o sucesso virtual que desafia o Vasco a transformar isso em algo mais concreto: as redes sociais. Os posts recentes relacionados ao craque já renderam ao clube renderam mais de 326 milhões de impressões nas redes sociais. Somente as publicações do vídeo de anúncio de Coutinho, nos perfis oficiais do clube no Twitter e no Instagram, ultrapassaram a casa dos 20 milhões de visualizações. Com conteúdos em vídeo, foram mais de 180 milhões de visualizações.
"Essa contratação pode gerar uma mobilização que seria improvável poucas semanas atrás e isso pode fazer com que o clube volte a ser visto, por patrocinadores e por outros atletas, do tamanho e relevância que lhe cabem", afirma Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports Brazil, empresa que trabalha com agenciamento de atletas, como Vini Jr, Endrick e Gabriel Martinelli.
João Roberto, diretor de experiência do consumidor da End to End, vai em linha parecida. Ele trabalha para achar soluções para engajamento de fãs no esporte e trabalhou no vídeo de apresentação de Coutinho.
"Contratações como essa possibilitam ainda mais engajamento dos torcedores e influenciam diretamente o consumo de produtos e serviços, como a venda de camisas e ampliação da base de sócios. Coutinho possui grande identificação com o Vasco e foi anunciado com um vídeo incrível que destaca toda sua importância e trajetória. Todos esses fatores aumentam as chances de sucesso, além de atrair novos patrocinadores que desejam surfar essa onda", destacou.
A apresentação de Coutinho contou com mais de 20 mil torcedores e ações de ativação como perguntas na entrevista e sessões de fotos entre torcedores e o jogador, além de produtos personalizados como copos, que foram vendidos em sua totalidade no primeiro dia.
"O retorno de um ídolo como Coutinho representa grandes oportunidades para aumentar a conexão e o engajamento dos torcedores. Com a presença de um jogador desse nível, experiências únicas podem ser oferecidas para potencializar o crescimento do quadro de sócios. É necessário aproveitar a empolgação e a comoção gerada em torno da contratação dele para ampliar a receita advinda do programa de sócio-torcedor, que se tornou um pilar estratégico dentro das finanças dos clubes de futebol", comenta Sara Carsalade, cofundadora da Somos Young, empresa especializada no atendimento a sócios-torcedores.
Deixe seu comentário