Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

David Luiz atrapalha (e muito) o Flamengo de Vitor Pereira

David Luiz em ação pelo Flamengo contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro 2022 - MB Media/Getty Images
David Luiz em ação pelo Flamengo contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro 2022 Imagem: MB Media/Getty Images

Colunista do UOL

05/03/2023 20h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vitor Pereira está focado em achar soluções para a montagem do seu meio de campo, mas a verdade é que se o português conseguisse olhar para os outros setores do time, veria que David Luiz não merece nem de perto o cargo de insubstituível. Hoje (5), na derrota para o Vasco no Maracanã, ele foi novamente um dos piores e finalmente foi substituído durante uma partida este ano.

Pode até ser uma condição temporária, mas o que o experiente zagueiro atrapalha o time neste momento da temporada é assustador. Na hora de defender, ele adota uma postura preguiçosa e para no meio da jogada, como aconteceu no lance em que Ayrton Lucas acabou cometendo pênalti. Quando precisa subir com a linha defensiva, faz uma porção de faltas desnecessárias no meio-campo.

Na hora de atacar, também consegue atrapalhar seus companheiros, muitas vezes fazendo faltas dentro da área fora da jogada e que muitas vezes são percebidas pelo juiz ou pelo VAR.

Tudo isso fica ainda mais problemático para uma equipe que não tem como principal característica do meio-campo a marcação. Como Gerson, Vidal e Thiago Maia não conseguem ser combativos como era João Gomes, a linha de zaga fica ainda mais exposta e dá menos margem para um jogador com as características atuais de David Luiz.

Como já mostrou que não tem receio de mexer nos jogadores mais experientes ao sacar Everton Ribeiro várias vezes, Vitor Pereira deveria dar mais chances a Pablo. O jogador precisa de uma maior sequência para poder ter ritmo de jogo e aí voltar a exibir o ótimo futebol que teve na passagem no Corinthians.

É bom o técnico saber que o tempo para achar uma solução para o Flamengo está acabando. E não se trata de uma torcida ou opinião deste colunista, mas de uma realidade que a diretoria flamenguista já deixou clara com a sua postura na hora de gerenciar o comando da equipe.

David Luiz responde

Na tarde desta segunda-feira (6), David Luiz procurou o blog para responder às críticas e emitiu uma nota, que você pode ler aqui com novas considerações ou logo abaixo.

"Esse texto não é uma reportagem. Trata-se de uma opinião e, como tal, está sujeita ao contraditório. E estou aqui para manifestar meu repúdio à forma como meu trabalho foi analisado. Onde estão os dados, com minha intensidade de treinamento e meu desempenho nas partidas? No lugar de informação, apenas achismos. Não existe ninguém insubstituível em qualquer ambiente profissional. Há dedicação, paixão, seriedade, capacidade e concentração. E nada disso me falta, quando estou com a camisa do Flamengo. Seguirei me entregando à missão de levar bons resultados à Nação Rubro-Negra sem deixar nosso caminho ser desviado por quem escreve somente com o objetivo de atrapalhar"

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok