Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Athletico era a pior opção para o Palmeiras na semifinal da Libertadores

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, durante Estudiantes x Athletico pela Libertadores - Luis ROBAYO / AFP
Luiz Felipe Scolari, o Felipão, durante Estudiantes x Athletico pela Libertadores Imagem: Luis ROBAYO / AFP

Colunista do UOL

12/08/2022 11h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Entre Estudiantes e Athletico, o time brasileiro era a pior opção possível para o Palmeiras em uma semifinal de Libertadores. Os dois têm nível técnico bem parecido, o que ficou provado no confronto entre eles, mas o duelo doméstico deixa as coisas mais equilibradas na comparação com um internacional.

Primeiro porque é muito mais fácil para Luiz Felipe Scolari estudar e desvendar os mistérios de Abel Ferreira. Claro que a equipe argentina poderia fazer um intensivão e assistir a dezenas de partidas do Alviverde, mas a experiência de estar no mesmo campeonato, no mesmo país, acompanhando sempre o mesmo noticiário transforma a missão em muito mais fácil para os curitibanos.

O estilo de jogo da equipe de Felipão também é um desafio pior para o Palmeiras. Nesta escalada recente em que o time melhorou seu poder ofensivo, as maiores dificuldades para o atual bicampeão foi enfrentar equipes que priorizam a defesa. E não há dúvida que o Athletico fará isso, inclusive na Arena da Baixada se for necessário.

Ainda há o aspecto emocional, que existe, mas pesa menos na opinião deste blog. Felipão tem o carinho de alguns atletas do Palmeiras e da maioria da torcida palmeirense, mas isso deve pesar pouco na hora em que a bola rolar. Os jogadores palmeirenses têm o mental bem preparado para situações como essa, e o torcedor certamente vai deixar o histórico de lado após o apito inicial.

Por fim, uma vantagem que o Alviverde tem de jogar em sua casa não existe neste confronto: o gramado sintético. Se vários times chegam a São Paulo e demoram a se acostumar com o campo, o Athletico é o único do país que chega e já entende as diferenças tão logo sai dos vestiários. Vale lembrar, inclusive, que mesmo com a equipe reserva o Furacão venceu no Brasileirão.

O Palmeiras ainda apresenta um desempenho mais constante e tem mais ferramentas para ir à terceira final consecutiva de Libertadores, mas o confronto é mais equilibrado na comparação do que seria com os argentinos do Estudiantes.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok