Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras terá 20 dias de força máxima para definir rumo da temporada

O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, durante a partida contra o Goiás no Brasileirão - JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, durante a partida contra o Goiás no Brasileirão Imagem: JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

08/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras joga a sua vida em 2022 nos próximos 20 dias e terá força máxima nessa sequência. Depois de vencer o Goiás sem dificuldades no Allianz Parque ontem, o time de Abel Ferreira agora entra em uma maratona contra adversários diretos pelo Brasileirão e com uma partida de quartas de final da Libertadores. Não é certo que os 11 atletas serão os mesmos em todas as partidas, mas não haverá nenhum tipo de rodízio nesse período.

As dúvidas ficam por conta de como o comandante português vai armar seu time em cada confronto, uma vez que ele gosta de analisar o adversário para definir quem comanda cada partida.

O primeiro passo será encarar o Atlético-MG que mesmo com a chegada de Cuca mantém a sequência de cinco jogos sem vencer. Depois do empate heroico no Mineirão, a equipe paulista precisa vencer em casa na quarta-feira para chegar em mais uma semifinal da competição sul-americana.

A grande dúvida é se Abel Ferreira vai manter a escalação da partida de ida ou se vai preparar uma surpresa. Como já conseguiu jogar 45 minutos ontem, é possível que Rony jogue aberto por uma ponta, com Dudu na outra, e Gustavo Scarpa centralizado no meio. Deste jeito, Raphael Veiga perderia seu espaço. Outra chance é tirar Flaco López como referência e voltar a escalar Rony como referência.

Daí para frente, são três partidas que definem a vida no Brasileirão. O primeiro confronto será com o Corinthians, atual vice-líder e que provavelmente vai com time reserva já que Vitor Pereira ainda tem esperanças de reverter a derrota para o Atlético-GO na Copa do Brasil. Como o clássico doa dia 13 precede esse encontro, é provável que o Alvinegro poupe seus principais jogadores.

No outro fim de semana, no dia 21, o Alviverde encara seu principal rival na briga pelo título, o Flamengo. Em alta com a chegada de Dorival Jr. e várias contratações de peso na última janela, a equipe do Rio de Janeiro poderá escalar a sua força máxima já que o confronto com o Athletico pela Copa do Brasil já terá sido disputado no dia 17.

Por fim, para fechar a sequência decisiva de agosto, o Palmeiras vai ao Rio de Janeiro para jogar às 11h do dia 28. Contra a equipe de Fernando Diniz, o time de Abel Ferreira já entrará em campo sabendo os resultados de Corinthians e Flamengo, que terão entrado em campo um dia antes.

A tabela do Palmeiras

10/08 - 21h30 - Palmeiras x Atlético-MG - Libertadores
13/08 - 19h - Corinthians x Palmeiras - Brasileirão
21/08 - 16h - Palmeiras x Flamengo - Brasileirão
28/08 - 11h - Fluminense x Palmeiras - Brasileirão

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok