Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras fura retranca do Cerro com brilho de Scarpa e encaminha vaga

Colunista do UOL

29/06/2022 21h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras foi paciente e conseguiu furar a marcação do Cerro Porteño para abrir as oitavas de final da Libertadores com uma vitória por 3 a 0, fora de casa, nesta quarta-feira (29). Com Gustavo Scarpa decisivo e dois gols de Rony, a equipe de Abel Ferreira teve dificuldades no início da partida, mas mostrou calma o suficiente para não se expor de maneira desordenada e aproveitar quando teve as chances, encaminhando a vaga na próxima fase. Weverton não fez uma defesa.

O jogo teve um Alviverde extremamente pragmático e calmo no começo, lembrando o time de outros mata-mata da competição sul-americana quando se preocupava primeiro em não dar chance ao rival. A receita pode não ser a mais agradável para quem assiste, mas já se mostrou extremamente eficiente com o bicampeonato consecutivo e a melhor campanha da atual edição.

Ao parar nas mudanças de Chiqui Arce por um adversário mais fechado, o time não se desesperou e também não sofreu. Danilo era extremamente bem acompanhado e não conseguia fazer o jogo fluir no meio-campo. Sobrou para os lançamentos diretos, que não foram tão eficientes, até porque Dudu também não conseguia incomodar pelo lado de campo.

No primeiro tempo, o Cerro Porteño preferiu não buscar o jogo e esperou o Palmeiras errar para tentar reagir. As únicas tentativas eram em bolas paradas, mas que não levaram perigo algum para Weverton. O Alviverde, por sua vez, não conseguiu encaixar os últimos passes nas triangulações, e também não se preocupou em marcar alto como já fez em algumas partidas recentes. Isso deixou o jogo extremamente monótono.

Os 45 minutos finais começaram com a mesma tônica, com o Palmeiras com um controle de bola ligeiramente superior, apostando mais nas tentativas de fora da área. Foi assim que Raphael Veiga fez Jean fazer uma defesa e ceder rebote para Danilo fazer gol fácil. O volante palmeirense, no entanto, não foi feliz e chutou em cima do goleiro.

A partir daí foi a hora de Gustavo Scarpa ser decisivo. Primeiro, em um cruzamento perfeito para Rony no segundo pau. Ele acertou um belo peixinho e abriu o placar. A partir daí, toda a estratégia dos paraguaios foi abaixo. O Cerro deixou a sua postura defensiva de lado e só sofreu mais. O Palmeiras começou a encontrar espaços e em um outro belíssimo passe de Scarpa, a bola foi para Dudu que deu de primeira para Rony fazer o segundo.

Com os 2 a 0, o Palmeiras pôde até rodar o seu elenco, começou a administrar a vantagem e permitiu que o Cerro tivesse um pouco mais a bola no seu campo. A ideia era roubar a bola e aproveitar a velocidade de Veron e Wesley, que tinham acabado de entrar. O terceiro gol saiu em novo lançamento da área, com Murilo aproveitando as duas chances que a zaga adversária deu para conseguir acertar o gol uma vez.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok