Topo
REPORTAGEM

Por que Tite convoca e não coloca Danilo para jogar na seleção?

Danilo, volante do Palmeiras e da seleção brasileira, em ação durante treinamento comandado por Tite Imagem: Lucas Figueiredo/CBF
Danilo Lavieri

Colunista do UOL

06/06/2022 09h23

Danilo foi convocado para a seleção brasileira, mas não teve um minuto em campo nos jogos contra Japão e Coreia do Sul. O jogador do Palmeiras foi desfalque para o Brasileirão e virou assunto no país: afinal, para que ele atravessou o mundo se não jogou e nem no banco ficou no primeiro amistoso?

A comissão técnica, segundo ouviu o blog, acredita que precisa observar de perto os atletas que se destacam nas equipes. Por isso, Tite convocou o volante que se destacou no Alviverde. Nos dias de concentração na Ásia, o comandante viu como ele reage em um ambiente desconhecido, cercado de jogadores renomados e em um sistema diferente de treinamento e de jogo.

Os 90 minutos de cada amistoso são importantes, claro, mas são pouco perto de toda a convivência em uma concentração de 24 horas, com preleções, reuniões, treinos, convivência diária e até trote. Tanto que o palmeirense não foi muito bem nos primeiros treinos e conseguiu melhorar seu desempenho na reta final dos treinos, recebendo mais elogios após começar retraído. Ele continuará no radar da comissão.

Vários atletas jovens sofreram ao vestir a camisa verde e amarela pela primeira vez. Vini Jr e Bruno Guimarães são usados como exemplos desse amadurecimento que só acontece durante as convocações em um ambiente de seleção, sem um calendário tão extenso como é o de clubes.

Outros que são destaques nos clubes não conseguem repetir nada em um ambiente de seleção, como foi o caso, por exemplo, de Luan, na época em que foi Rei da América pelo Grêmio, ou até mesmo Gabigol, que empilha gols e títulos no país, mas não corresponde na seleção.

A grande questão é que o calendário brasileiro é um dos únicos em todo o mundo que não para durante a Data Fifa. E aí isso gera revolta dos torcedores que perderam um dos seus primeiros jogadores no Nacional.

Mas aí essa culpa está com a CBF, que organiza o calendário, e com os clubes, que nada fazem para mudar a situação. Pior do que isso: quando tiveram a chance de alterar algo, fizeram acordo com o presidente da entidade nacional para manter o poder com as federações locais a troco do apoio para uma liga que não sai nunca do papel.

Essa subserviência cobra seu preço em toda Data Fifa há décadas e décadas, e o jogador que sonha com a seleção não pode ser penalizado por isso.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que Tite convoca e não coloca Danilo para jogar na seleção? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL