REPORTAGEM
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Textor assina, e Botafogo vira o 10º time a fechar com a Libra
Danilo Lavieri
Danilo Lavieri
https://www.uol.com.br/esporte/colunas/danilo-lavieri/Danilo Lavieri começou a carreira em 2008 e trabalha com futebol desde 2010. Já cobriu Copa, Olimpíada, escreveu a biografia do goleiro Marcos (Nunca Fui Santo) e ganhou prêmio de furo do ano da Aceesp em 2019.
Do UOL, em São Paulo
13/05/2022 17h48
O Botafogo é o 10º time a assinar com a Libra, a nova tentativa de liga do futebol brasileiro. O time carioca foi representado por John Textor, acionista do clube carioca.
O acordo, revelado pelo ge.com e confirmado pelo blog, foi fechado depois de o empresário conversar com os representantes do grupo que já tem Flamengo, Vasco, Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Cruzeiro.
O time do Rio de Janeiro já havia sinalizado que conversaria com a Libra. Não à toa, o time ficou fora do manifesto assinado por outros 23 clubes que não entraram no grupo.
Além do Botafogo, também não assinaram a carta Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Bahia, Guarani, Novorizontino e Ituano. O Vasco também não participou do movimento e, no mesmo dia da publicação, entrou na Libra.
Agora, o grupo já tem oito dos 12 maiores clubes do país. Desses considerados historicamente como os mais importantes do país, o Fluminense é o que está mais distante de um acordo. Grêmio, Internacional e Atlético-MG, por sua vez, mantêm contato constante.
Enquanto isso, 23 clubes seguem pedindo melhoras nas condições e se reunirão na próxima segunda-feira (16) no Rio de Janeiro para conhecer com mais detalhes modelos de outras ligas pelo mundo. A ideia é apresentar uma contraproposta à Libra após esse estudo conduzido por duas empresas contratadas.
Os integrantes desse grupo são América-MG, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Ceará, CSA, Athletico, CRB, Náutico, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Londrina, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok