Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Danilo merece a vaga na seleção, mas Tite será xingado do mesmo jeito

Colunista do UOL

11/05/2022 10h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A grande novidade da seleção brasileira para os amistosos de junho foi a presença de Danilo, do Palmeiras. O jogador merece muito a chamada por tudo o que mostrou recentemente sob o comando de Abel Ferreira, mas a chamada certamente não vai calar os que tanto reclamam de Tite.

Os que antes xingavam o comandante porque ele ignorava um dos melhores jogadores do futebol brasileiro no momento, agora vão xingar já que o palmeirense vai ser desfalque por três ou quatro partidas do Brasileirão, dependendo da logística que ainda não está confirmada. Isso ainda pode mudar dependendo da confirmação ou não do terceiro amistoso. Por enquanto, Japão e Coreia do Sul são os rivais confirmados para os dias 2 e 6 de junho.

No final, o técnico da seleção vai sempre apanhar da torcida com o atual calendário brasileiro que é ridículo e um dos únicos do mundo a ignorar uma data Fifa. Tite poderia até batalhar para que isso mudasse, como já fez internamente, mas não tem o poder de decisão.

Ele e o diretor Juninho Paulista disseram que tanto o Palmeiras quanto o Atlético-MG foram avisados com antecedência e mostraram entender o desfalque em nome da valorização do atleta.

Além disso, haverá os que ainda reclamarão de Tite por não ter chamado Raphael Veiga, outro atleta que está sendo destaque do Palmeiras nas últimas partidas. Ele inclusive tentou explicar o motivo da escolha.

"São funções diferentes, oportunidades diferentes. Tenho até dúvidas do aproveitamento do Fabinho, mas o Danilo está em uma posição importante. Ele pode competir e está com uma performance muito alta", disse o técnico, já que o atleta do Liverpool está com suspeita de lesão muscular.

Danilo vem em boa fase há muito tempo e tem as características de um volante moderno, que consegue roubar a bola na frente da área defensiva e tem também capacidade para chegar até a intermediária ofensiva, por vezes até entrando na área para concluir a jogada.

É uma ótima alternativa para o setor e ainda mostra que o palmeirense conseguiu ocupar um lugar que na última convocação foi de Arthur, que não vive nem de perto uma boa fase na Juventus. Tudo indicava que Tite tentaria apostaria na sua salvação, assim como fez com Philippe Coutinho, lembrado hoje e que parece ser o principal concorrente de Raphael Veiga.

Veja a lista de convocados:

Goleiros: Alisson, Ederson e Weverton
Laterais: Daniel Alves, Danilo, Alex Sandro, Alex Telles e Guilherme Arana
Zagueiros: Militão, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Thiago Silva
Meias: Bruno Guimarães, Casemiro, Danilo, Fabinho, Fred, Paquetá e Coutinho
Atacantes: Gabriel Jesus, Martinelli, Matheus Cunha, Neymar, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vinicius Junior

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok