Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Atuesta precisa evoluir muito para não virar mico no Palmeiras

Atuesta, do Palmeiras, ainda não conseguiu corresponder em campo - Ettore Chiereguini/AGIF
Atuesta, do Palmeiras, ainda não conseguiu corresponder em campo Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

01/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eduard Atuesta precisa evoluir muito em campo para justificar todo o esforço feito pelo Palmeiras para a sua contratação. O colombiano de 24 anos tem recebido chances com frequência de Abel Ferreira, mas está longe de ir bem.

Nada disso significa que a contratação já seja um erro definitivo, mas é que o meia terá que mostrar muito mais futebol do que tem feito para não virar um mico de quase R$ 21 milhões, valor que foi pago pelo clube na época da contratação por 70% dos direitos econômicos e um contrato de cinco anos.

Até aqui, Atuesta já entrou em 22 jogos, sendo nove como titulares. Em praticamente todos eles, o que se viu foi um jogador que até mostra técnica com a bola no pé e inteligência nas tentativas de passe, mas muito abaixo no ritmo e também na condição física. Provavelmente por ter saído da MLS, ele encontra dificuldade com a marcação muito mais forte do que tinha nos EUA.

Ainda assim, ele tem a prioridade na fila de Abel Ferreira, inclusive à frente de Gabriel Menino. Esse é um dos motivos que tem virado fator de pressão extra no colombiano, uma vez que a torcida do Palmeiras não entende o motivo de a Cria da Academia não ter espaço mesmo com as atuações ruins de seu concorrente.

Antes dele, Patrick de Paula já tinha sido vendido para o Botafogo. Neste caso, no entanto, a pressão é menor uma vez que a revelação palmeirense ainda não se encontrou no Rio de Janeiro. Atuesta já tinha ganhado a preferência de Abel até mesmo na hora da inscrição do Mundial.

Em um elenco não tão recheado e cheio de garotos que oscilam demais, o colombiano chegou ao Alviverde com a necessidade de logo corresponder às expectativas, fato que ainda não aconteceu. Repito: não significa que já deu errado. Mas está muito longe de dar certo.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok