Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Liga de clubes passa de um mês sem encontros e preocupa presidentes

Foto do último encontro dos clubes brasileiros com La Liga e XP, em São Paulo, em março - Vivian Koblinsky/XP
Foto do último encontro dos clubes brasileiros com La Liga e XP, em São Paulo, em março Imagem: Vivian Koblinsky/XP

Colunista do UOL

19/04/2022 12h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há mais de um mês, não há nenhuma reunião formal para que a Liga de clubes no Brasil faça avanços. A situação, segundo ouviu o blog, preocupa presidentes de vários times, especialmente porque não há nenhuma sinalização de que isso vai mudar no futuro próximo.

A última vez que os clubes se reuniram foi no dia 15 de março, quando eles ouviram a proposta do grupo formado por XP, Alvarez & Marsal e LaLiga. Na ocasião, o único que não mandou representantes foi o Palmeiras.

Ao justificar a ausência, Leila Pereira, presidente palmeirense, disse que é a favor da formação de uma Liga, mas que não aguenta mais fazer reuniões sobre o tema sem que haja documentos assinados e a formalização de um grupo. Nas palavras dela, não adianta existir encontro sem um produto nas mãos.

Não há um consenso nem mesmo entre os 20 clubes da Série A, muito menos com os 20 que estão na Série B. Há uma concorrência que já dividiu os participantes. Os interessados em administrar essa Liga são a Codajas Sports Kapital, que está associada ao grupo BTG e já tem uma carta de intenção assinadas por parte dos times, a LiveMode em conjunto com a 1190, além do já citado grupo liderado pela LaLiga.

O mais curioso é que na última eleição da CBF, os clubes toparam manter o peso 3 nos votos das federações em troco de um apoio da entidade para a formação da Liga. Isso manteve os times sendo minoria na hora das decisões de mudanças estruturais da CBF e não teria efeito prático caso não houvesse união em torno de um novo grupo.

No momento, há o consenso que não adianta a formação de uma Liga parcial, com a participação de parte dos clubes. Apesar das diferenças, todos entendem que só faz sentido formalizar essa união caso todos estejam de acordo. Esse grupo seria responsável pelo controle do Brasileirão e organizaria calendário, regulamento e outros detalhes do torneio nacional.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok