Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavieri: Culpar Luan pela derrota do Palmeiras no Mundial é oportunismo

Bola bate no braço de Luan após chute de Azpilicueta durante Chelsea x Palmeiras - Tullio Puglia - FIFA/FIFA via Getty Images
Bola bate no braço de Luan após chute de Azpilicueta durante Chelsea x Palmeiras Imagem: Tullio Puglia - FIFA/FIFA via Getty Images

Colunista do UOL

13/02/2022 05h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Colocar Luan como o vilão da derrota do Palmeiras para o Chelsea não é uma atitude justa. É, de uma certa maneira, oportunista ao tentar lembrar do passado recente dele e vincular com a atuação de ontem (12). O zagueiro foi protagonista dos lances do gol do time inglês, mas muito mais por um acaso do que por erro dele.

Esse próprio blog já criticou o "risco Luan" em outras ocasiões, quando o zagueiro cometeu erros graves que prejudicaram o Alviverde, como na final da Copa do Brasil de 2020 quando ele foi expulso de maneira infantil ou até nas semis da Libertadores de 2018 e do Mundial de 2020. Mas na partida em Abu Dhabi ele não pode ser apontado como o responsável.

No primeiro gol do Chelsea, Luan estava posicionado no lugar certo e subiu para disputar a bola com Lukaku, mas o atacante vinha de frente para a bola na posição perfeita para cabecear. Se há um erro nesse lance o principal é deixar cruzar, ainda mais com tanta facilidade para que a bola fosse perfeitamente na cabeça do belga.

Já no pênalti marcado no VAR, Luan pulou com o movimento natural, virou o rosto e colocou o braço para trás. A bola passou justamente no único espaço que poderia para atingir a sua mão. O árbitro de vídeo acertou na recomendação, já que a bola poderia ir no gol, mas isso não coloca a culpa no zagueiro palmeirense.

Por fim, quando deu o carrinho que acabou em sua expulsão, o jogo já estava praticamente perdido e seria melhor ele tentar evitar o terceiro do Chelsea e correr o risco do vermelho do que permitir que o atleta da equipe inglesa matasse o jogo.

Luan foi um dos melhores jogadores na semifinal contra o Al-Ahly e também fez uma ótima Libertadores na campanha que terminou com título em cima do Flamengo. Ele tem ótima saída de jogo e colabora muito para o sistema de jogo de Abel Ferreira. Isso não significa que é perfeito e não comete erros. Mas colocar todo o peso da derrota nas costas dele é para quem quer apontar apenas um vilão.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok