Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavieri: Palmeiras acaba com música e essa não é a pior notícia para rivais

Colunista do UOL

25/01/2022 11h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Hoje (25) o Palmeiras acabou com uma das principais músicas cantadas pelas torcidas rivais nos últimos anos. Em meio a conquistas de vários títulos recentemente, restava aos não palmeirenses brincar com a falta de uma Copinha e de um Mundial. Agora, com a vitória arrasadora para cima do Santos por 4 a 0, a brincadeira não existe mais. E essa não é nem de perto a pior notícia para os outros times.

O Alviverde desfilou talentos no Allianz Parque para sacramentar a primeira conquista de sua história da principal competição de base. Mais do que acabar com a melodia rival, a grande notícia é a lista de candidatos a talentos para o uso no profissional. Até porque é importante levantar a taça, mas em torneios como esse o principal objetivo é achar jovens com potencial.

Claro que cansamos de ver jogadores que começavam bem a carreira e sumiram quando foram alçados ao profissional, mas a base do Palmeiras oferece fartura de alternativas, o que aumenta consideravelmente a chance de promessas virarem realidade.

Endrick é o que lidera a lista, claro. Aos 15 anos, ele impressiona por ter tanta força quanto seus marcadores que têm até 21 anos e até mais talento do que todos eles. Com um dos gols no clássico, o atacante curte os poucos momentos que terá em território nacional. O Palmeiras lida com tranquilidade com o assédio, mas sabe que deve comemorar cada segundo extra que conseguir ficar com ele, especialmente após os 18 anos, quando ele já poderia ser comprado por um time do Velho Continente.

Giovani é outro que chama a atenção por ser veloz, ter drible e melhorar a cada partida na sua finalização. Também autor de um dos tentos no triunfo, ele já teve chance entre os profissionais e também poderá servir como opção para Abel Ferreira entre os mais velhos.

Gabriel Silva já é um que apareceu várias vezes nos treinos da categoria de cima e ainda não conseguiu repetir todo o sucesso que teve na base. Ainda assim, aos 19 anos, tem tempo para evoluir e mostrar que merece ser testado no ataque do Alviverde.

Vanderlan é lateral esquerdo, mas pode jogar de zagueiro e já mostra um futebol melhor do que mostraram, por exemplo, Victor Luis e Lucas Esteves, opções para a posição recentemente no time de cima.

A base do Palmeiras ainda apresenta outras opções interessantes e que podem ser usadas entre os adultos: Garcia, lateral direito, Naves, zagueiro, Fabinho e Pedro Bicalho, meio-campistas, e Jhonatan, atacante, são outros nomes que merecem atenção.

Tudo isso não é fruto somente de "uma boa safra". A vitória de hoje reflete o investimento que começou a ser feito quando Paulo Nobre virou presidente e que continuou quando Maurício Galiotte assumiu a cadeira. A reformulação foi completa: infraestrutura, profissionais do departamento, equipes de observação pelo país e uma política de dar chance aos que se destacam desde 2020.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok