Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Abel preparou Palmeiras para clássico que deixou "torcida maluca"

Abel Ferreira sentado numa bola em treino do Palmeiras - Cesar Greco
Abel Ferreira sentado numa bola em treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco

Colunista do UOL

18/11/2021 12h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Vocês estão é malucos". A frase de Abel Ferreira na coletiva de imprensa de ontem (17) ficou marcada após a derrota para o São Paulo por 2 a 0. A torcida pode não ter entendido, o Palmeiras não colaborou para prejudicar o rival na luta contra o rebaixamento, mas o português já tinha definido que entraria sem nenhum titular há muito tempo, segundo apurou o blog.

O técnico havia sentado primeiro com o Núcleo de Saúde e Perfomance e depois com a diretoria para explicar o motivo das suas escolhas. Na semana passada, já estava definido que o Alviverde encararia o Fluminense com seus titulares e jogaria o clássico poupando. Não foi à toa que Felipe Melo forçou o terceiro amarelo no Maracanã.

No planejamento inicial, Abel definiu que o ideal era fazer "o último ensaio" contra o Fortaleza. Apesar da viagem, o comandante entende que o período de uma semana de descanso até a final da Libertadores é o ideal. No jogo de sábado (20), veremos a escalação mais próxima da que deve enfrentar o Flamengo sete dias depois. No meio de semana, na partida que antecede a viagem ao Uruguai, o time será novamente reserva contra o Atlético-MG.

Contra o São Paulo, o técnico já sabia que não poderia contar com Piquerez e Gustavo Gómez, que estão com as suas seleções. Por isso, além de reservar o período ideal de descanso, o jogo contra o Fortaleza também seria o único que poderia ter força máxima.

Também está no planejamento a explicação para Abel Ferreira não ter mexido na equipe antes no clássico de ontem (17). O Núcleo de Saúde e Perfomance já tinha recomendado que Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Rony tivessem no máximo 25 minutos em campo. Além disso, havia foco de atenção em Danilo, que tem mostrado sinais de fadiga e terminou o clássico reclamando de dores nas pernas.

Luan também foi poupado porque foi titular desde a rodada 24, com direito a um jogo atrasado da rodada 19. Ou seja, a sequência era de dez jogos seguidos. Com isso, o zagueiro ficou no banco para que Kuscevic e Renan atuassem como titulares.

Por fim, na conversa entre diretoria e Abel, também foi à mesa o fato de o Palmeiras ter casa cheia diante do São Paulo. O entendimento foi que era necessário correr o risco de perder em casa para o rival para chegar com melhores condições na final, a exemplo do que fez o Flamengo contra o Corinthians ontem no Maracanã.

A frase comum a várias pessoas ouvidas pelo blog era: "o nosso objetivo não acabaria depois dos 90 minutos de ontem. A gente pensa no dia 27. O São Paulo está pensando jogo a jogo em se salvar".

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram