Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem Globo, Paulistão aposta em influenciadores e 'imagem descolada'

Casimiro Miguel aparece em vídeo de divulgação do Campeonato Paulista 2022 - Reprodução/Brunno Carvalho
Casimiro Miguel aparece em vídeo de divulgação do Campeonato Paulista 2022 Imagem: Reprodução/Brunno Carvalho

Colunista do UOL*

10/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

* Com a colaboração de Brunno Carvalho e Yago Rudá

O Campeonato Paulista apresentou ontem (9) o seu novo modelo de transmissão, com direito a novos parceiros e aposta em uma imagem mais descolada, para atrair não só os que já são fanáticos por futebol, mas também o público mais jovem que se concentra nas novas plataformas da internet.

A tentativa de mudança foi possível de ser vista logo no primeiro minuto do evento. Sem acordo com a Globo, o sorteio foi comandado por Fred, influenciador que ficou famoso pelo Canal Desimpedidos, e Sabrina Sato. O primeiro tem grande apelo entre os jovens e também é figurinha carimbada em eventos da CBF. Já a ex-BBB marcou presença como representante da Rede Record, nova parceira do Estadual. Nos últimos anos, os eventos foram apresentados por globais como o ex-jogador Caio Ribeiro ou o apresentador Felipe Andreoli.

Antes do sorteio, a Federação ainda colocou um vídeo no telão para destacar as novidades nas transmissões de suas partidas e enfatizou que os 120 anos de história da competição não impedem a modernização da imagem. Não à toa, logo após o vídeo institucional foi a vez da entrada de outro influenciador que tem sido sucesso absoluto na internet: Casimiro Miguel.

Com relações com outro novo parceiro da FPF, a HBO Max, ele usou de bom humor para tentar mostrar o novo tom do Estadual. Apesar de ser carioca, elencou os diversos motivos para o público não perder o Paulista, divertindo os presentes. Enquanto isso, a Globo mandou apenas um profissional para fazer a cobertura da cerimônia, apesar da presença dos principais dirigentes do Estado e de jogadores.

A ideia da mudança de imagem faz parte do pacote de ações da entidade após o acordo com a LiveMode. A agência tem participado com frequência das novidades no mundo de direitos de transmissão e, recentemente, colocou a Copa do Nordeste e partidas do Athletico na Twitch, plataforma majoritariamente dominada por gamers com público jovem.

A aposta é em quebrar a tradição de futebol apenas na TV e eventualmente de até colocar transmissões específicas com determinados nichos. É possível, por exemplo, que uma partida seja feita especialmente para apenas uma torcida, como já mostraram testes feitos na competição interestadual.

Mesmo sem fechar com a Globo, o Paulista já conseguiu aumentar em cerca de 30% a arrecadação dos seus direitos de TV com os acordos com o YouTube, a Record e a HBO Max. Ainda há negociação para os direitos de transmissão de pay-per-view, com o Premiere sendo um dos interessados.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram